Cemig alerta: é preciso cuidado em relação à rede elétrica durante festas juninas

Publicado em 20/06/2022

 

 

Com a liberação por parte das autoridades públicas, após um período de dois anos de pandemia, para a realização de uma das festividades mais populares do Brasil, os “arraiás juninos”, a Cemig alerta sobre os cuidados a serem tomados na instalação de todos os tipos de enfeites e ornamentos, além de outras práticas típicas desses eventos, para se evitar acidentes de natureza elétrica.

Essa tradicional festa folclórica comumente é a que mais deixa as ruas ornamentadas. Assim, com a chegada de junho, muitas pessoas já estão se preparando para instalar as tradicionais decorações que fazem parte dessa época, seja nas ruas, escolas ou residências.

Porém, é importante ter atenção na hora dessas instalações. João José Magalhães Soares, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, orienta que todos os enfeites devem ser bem afixados em locais apropriados, de forma que, em caso de tempestade ou ventania, não venham a tocar ou cair sobre os fios da rede elétrica.

“Em vias públicas e praças, os enfeites e ornamentos precisam ser instalados longe das redes de energia e jamais podem ser afixados nos postes ou padrões, pois, além de colocarem em risco os instaladores, dificultam o acesso dos eletricistas para a manutenção do sistema elétrico, em caso de necessidade. Outra recomendação importante: as linhas de sustentação das bandeirinhas devem ser feitas de barbante ou linha de pesca, mas nunca de arame, fio metálico ou linha chilena. A utilização desses materiais traz risco iminente de acidentes”, ressalta o gerente da Cemig.

Veja também