CEDET comemora o aniversário de 22 anos

Publicado em 22/06/2015
Foto: Prefeitura Municipal de Lavras
Foto: Prefeitura Municipal de Lavras

Foto: Prefeitura Municipal de Lavras

O Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) comemorará o aniversário de 22 anos em um evento que será realizado na terça-feira (30/06), a partir das 17h, na sede do CEDET – rua Átila José Ribeiro, nº 50, Centro. A programação contará com apresentações artísticas de canto, dança e textos literários produzidos por cerca de 520 alunos da instituição neste ano. O evento, que será aberto para toda a comunidade, envolverá as crianças e jovens de todas as áreas pedagógicas do CEDET – Investigação, Ciência e Tecnologias; Comunicação; Organização e Humanidades e Expressão, Autoconhecimento e Habilidades.

O CEDET busca talento e capacidades superiores nos escolares, e realiza a estimulação do seu potencial. O objetivo é o desenvolvimento máximo do talento e a formação integral das crianças talentosas, dentro dos valores humanistas de auto-realização, respeito aos outros, visão de mundo ampla, contribuição para o aperfeiçoamento da sociedade e qualidade de vida humana.

Conhecido internacionalmente, criado pela Dra. Zenita Guenther, em Lavras, a proposta para a criação do primeiro Centro aconteceu em 1992 e 1993, com apoio do Rotary Lavras Sul. O primeiro plano geral foi uma campanha de sensibilização da comunidade e o início à primeira coleta de dados de observação nas escolas, pela qual foram sinalizadas perto de 300 crianças com potencial e talento diferenciados. Em seguida foi oferecido pela secretária de Educação da época , professora Maria Olímpia, um curso de 40 horas conduzido por Dra. Zenita, com o objetivo de recrutar e preparar a primeira equipe de facilitadores. Nesse mesmo ano de 1993 foi votada uma lei municipal criando o CEDET de Lavras, e em 1995 o CEDET foi integrado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Lavras – UFLA, período em que o professor Silas Costa Pereira, atual prefeito de Lavras, era o reitor.

Em junho de 1994, no 1º aniversário do CEDET, foi realizado o I Encontro Nacional de Educadores do CEDET e Associação de Pais e Amigos para o Apoio ao Talento – ASPAT, com cerca de 300 participantes de todo o Brasil. Foi também iniciado o estudo para validação do Guia de Observação, o qual se estendeu por 5 anos, em uma pesquisa financiada pela FAPEMIG, em colaboração com a UFLA.

Nos anos seguintes, o CEDET viveu momentos importantes: o II Encontro Nacional em Lavras, em 1996; o 1º Intercâmbio Internacional com a Purdue University (EUA); a extensão do trabalho aos alunos da zona rural; a publicação do Relatório da Pesquisa da Identificação, culminando em 1998, com a promoção da I Conferência Internacional de Educação de Dotados e Talentosos em Brasília e o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura – MEC do CEDET como referência nacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de  Lavras

Veja também