Casos de dengue duplicam em menos de um mês em Lavras

Publicado em 25/03/2015
Carro com fumacê tem circulado pelos bairros da cidade
Carro com fumacê tem circulado pelos bairros da cidade

Carro com fumacê tem circulado pelos bairros da cidade

 

Dados divulgados pela Vigilância em Saúde de Lavras nesta terça-feira, dia 24, mostram que o número de casos de dengue duplicou nas últimas semanas no município.

Até o momento, segundo o órgão, foram notificados 1.457, sendo 309 deles diagnosticados com a doença. No começo deste mês eram 610 casos de notificações, sendo 107 deles com resultado positivo. Nas últimas semanas a Prefeitura Municipal intensificou a campanha de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

A pulverização com inseticida por meio de veículo, conhecida como Fumacê pesado, tem sido realizada desde o dia 4 de março nos seguintes bairros: Nossa Senhora de Lourdes; Cohab I e II; Lavrinhas; Vila Mariana; Caminho das Águas I e II; Vila Paraíso; São Francisco; Esplanada; Centro Sul e Centro Norte. As localidades foram selecionadas em razão do número de notificações de dengue no município. Cerca de 80 quarteirões são pulverizados em cada bairro, em média.

O serviço depende de tempo bom, por isso é interrompido em dias de chuva, o que vem acontecendo com frequência neste mês. Se não houver mais interrupções em razão do mau tempo, os oito ciclos previstos para cada bairro serão concluídos até o próximo final de semana (28 e 29/03). Após essa fase, novos ciclos serão programados em outros bairros, de acordo com a incidência de notificações, em conjunto com a Superintendência Regional de Saúde, em Varginha.

Desde segunda-feira (23), desenhos e textos de alunos de 18 escolas municipais e 14 CMEI’s sobre dengue estão expostos em quatro linhas de ônibus do município: Distrito Industrial, Lavrinhas, Gato Preto e Novo Horizonte. Os trabalhos divulgam o aprendizado dos estudantes em sala de aula no combate à dengue, e estão presentes em 14 veículos de transporte coletivo.

A iniciativa integra o projeto “Combate à Dengue: Responsabilidade e Ação Coletiva”, da Secretaria de Educação, em parceria com a Saúde, e inclui outras ações que irão acontecer até novembro de 2015.

Mutirão

Após a conclusão dos trabalhos de 45 agentes de endemias federais, na Força Tarefa contra a dengue, os mutirões contra a doença seguem acontecendo nos bairros do município, seguindo o cronograma estabelecido. Nesta semana, os agentes estarão na Vila São Francisco, visitando residências e orientando moradores para eliminar água parada e retirar entulhos. Na próxima semana, as equipes da Prefeitura estarão presentes no Jardim Floresta.

Central

O Comitê contra a Dengue, Chikungunya e Leishmaniose se reúne todas às sextas-feiras no auditório da Prefeitura para programar as próximas ações de combate à doença.

 

Veja também