Cartório Eleitoral de Lavras realiza a carga de dados nas Urnas

No próximo domingo (2), mais de 144 milhões de eleitores devem ir às urnas em todo o país para escolher prefeitos e vereadores de suas cidades.

O pleito ocorre em 5.568 cidades brasileiras, com exceção de Fernando de Noronha e do Distrito Federal, porque nesses locais não existem prefeitos, nem vereadores.

Funcionárias do Cartório Eleitoral de Lavras realizam a "carga" das urnas
Funcionárias do Cartório Eleitoral de Lavras realizam a “carga” das urnas

Em Lavras são 71 mil 345 eleitores estão aptos a exercer seu voto e escolher entre 4 chapas de candidatos a prefeito e vice e entre 265 candidatos ao cargo de vereador em Lavras. São 17 vagas na Câmara Municipal.

As zonas eleitorais de todo o estado já começaram a preparar as urnas para a votação no 1º turno. Durante audiência pública, para a qual são convidados o Ministério Público e representantes de partidos políticos, as urnas recebem  os dados de candidatos e eleitores e são carregadas com o software de votação e a mídia onde serão gravados os resultados. Além disso, são realizados vários testes nos equipamentos e, ao final do procedimento, as urnas passam por uma auditoria e são lacradas. A partir daí, não pode ser feita nenhuma mudança nos dados.

Após serem lacradas, as urnas vão para as caixas em que serão transportadas para as seções eleitorais.Fotos: Karina Mascarenhas
Após serem lacradas, as urnas vão para as caixas em que serão transportadas para as seções eleitorais.Fotos: Karina Mascarenhas

Nas Eleições 2016, 53.208 urnas eletrônicas serão utilizadas nos 10.323 locais de votação em todo o estado. Desse total, 6.334 são urnas de reserva.

Em Lavras, as 259 urnas eletrônicas começaram hoje a serem  carregadas com dados e depois foram lacradas. Dezoito delas ficam na  reserva caso ocorra problemas durante a eleição. O município possui 231 sessões eleitorais, sendo 201 na área urbana e 30 na zona rural.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias