Cartório de Lavras é o primeiro de Minas Gerais a emitir CPF em Maternidade

A pequena Alana Aparecida Silva que nasceu hoje (04), na Santa Casa de Lavras ainda não sabe, mas ela foi o primeiro bebê em Minas Gerais,  a ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), emitido juntamente com o registro de nascimento, ainda dentro da maternidade no Posto Avançado do Cartório de Registro Civil que funciona há dois anos no hospital.

Nessa quarta-feira (02), o programa com o serviço de emissão de CPF junto com a certidão de nascimento começou em todo estado. A iniciativa surgiu de um convênio dos cartórios de São Paulo com a Receita Federal. Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal já contam com o serviço. Nos cartórios, vários registros já foram realizados, mas dentro de maternidades , Lavras foi pioneira e a pequena Alana a primeira do estado. Ao todo, cinco bebês tiveram seus CPFs emitidos junto com a certidão na Santa Casa: Alana, Alice, Lucas, Larissa e Nathan. Uma conquista para Lavras e região.

Segundo a Oficiala Drª. Patrícia Pinto de Souza Naves, do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais , o serviço é gratuito e funciona durante o período de funcionamento do Posto Avançado dentro da Santa Casa. Os horários de atendimento são: Segunda 8h às 10h e das 15h às 17h e de 3ª a 6ª das 15h às 17h . Por mês, cerca de  150 bebês são registrados em Lavras

A emissão do CPF no momento do registro da criança não é obrigatória e continuará sendo realizada separadamente nas agências dos Correios e na Receita Federal.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias