Caravana Astronômica passará pela UFLA durante a Semana dos Museus

Publicado em 21/05/2015

pag26-27-museu-festa-das-estrelas-rio-bonito

O universo sempre instigou a curiosidade humana. E a sua observação, a olho nu e com telescópios, acompanhada por palestras, oficinas e visitas a um planetário, serão parte da programação da Semana Nacional dos Museus na UFLA. Essas atividades compõem a Caravana Astronômica, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de maio, no Ginásio Poliesportivo II. A entrada é gratuita e aberta.

Na sexta-feira (22), a programação será à noite. Das 19 às 22 horas, haverá palestras, visitação ao planetário e explicações sobre o mapa do céu noturno (carta celeste). Um planetário é um dispositivo onde ocorrem apresentações sobre astronomia, simulando o céu, normalmente o noturno. É comumente constituído por uma cúpula e por uma máquina, no centro, que projeta os astros.

As atividades se estenderão por todo o dia, no sábado (23). Das 9h30 às 12h30 e das 14h40 às 17h30, serão ministradas palestras e oficinas, com visitas ao planetário. Das 19 às 22 horas, essa programação será acrescida de observações com telescópios.

A Caravana Astronômica é uma parceria entre a Associação Cultural dos Profissionais do Crea-MG (Crea Cultural) e o Grupo de Astronomia e Astrofísica da PUC-Minas, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFLA (Proec) e projeto de extensão A Magia da Física e do Universo.

Confira aqui a programação completa da Semana Nacional dos Museus na UFLA

Com informações de Natália Naves – bolsista Ascom/DEX

Veja também