Caminhada contra o Racismo Religioso reúne diferentes tradições em Lavras e reforça mensagem de diálogo e respeito

Foi realizado no dia 25 de janeiro o evento “Caminhar para Dialogar: Caminhada contra o Racismo Religioso e Encontro Inter-religioso”, que reuniu a 1ª edição da Caminhada contra o Racismo Religioso e a 4ª edição do Encontro Inter-religioso. A iniciativa integrou as ações em alusão ao Dia Mundial da Religião (19 de janeiro) e ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro), com o objetivo de fortalecer o diálogo inter-religioso, a liberdade de crença e o enfrentamento às diversas formas de intolerância e discriminação, especialmente o racismo religioso.

A programação teve início às 15h, com a concentração dos participantes em frente ao Lar Augusto Silva. Às 15h30, a Caminhada contra o Racismo Religioso percorreu a Rua Toniquinho Pereira, a Avenida Fábio Modesto e a Rua Isac Máximo, encerrando-se no Templo Escola de Umbanda Casa de Nanã e Vô Bento (Rua Isac Máximo, 317 – Vila Joaquim de Sales). O local de chegada foi escolhido de forma simbólica por ter sido alvo de um episódio de racismo religioso em 2025, reforçando o caráter de denúncia, memória e resistência do evento.

No templo, foi realizada a 4ª edição do Encontro Inter-religioso, com palestra da advogada Elaine Carvalho, seguida de roda de conversa. A programação contou ainda com apresentações culturais e religiosas da Fraternidade Águas de Maria e do Grupo de Capoeira Nova Liberdade. Paralelamente, a Livraria André Luiz promoveu uma exposição de livros espíritas e espiritualistas. Ao final das atividades, foram sorteados kits de artigos religiosos, doados pela Loja M.B.A Artigos Religiosos.

O evento reuniu representantes de diferentes tradições religiosas, entre elas o Castelo São Jorge Nagô (zelador Pai Tales de Ogum), o Terreiro de Umbanda Vovô Benedito Cambinda (zelador Pai Wagner, Fomo da Oshum), a Aliança Municipal Espírita de Lavras (presidente Luiz Carlos Fernandes), a Associação Espiritualista Irmãos em Cristo (dirigente Aláir Oliveira) e a fé Pagã Eslava – Rodovery (praticante Arthur Sokolović), evidenciando a diversidade religiosa presente no município.

A organização agradece à Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana, da Prefeitura Municipal de Lavras, pelo apoio no fechamento temporário de vias públicas e no ordenamento do trânsito, o que viabilizou a realização da caminhada. Também é destacado o trabalho da Rádio Rio Grande – 94.7 FM, responsável pela cobertura do evento e pela divulgação de ações em defesa da diversidade religiosa e do enfrentamento ao racismo religioso.

O evento foi organizado pelo Diálogos – Observatório da Diversidade Religiosa, com o apoio do Templo Escola de Umbanda Casa de Nanã e Vô Bento e a parceria da Fraternidade Águas de Maria, do Grupo de Capoeira Nova Liberdade, da Livraria André Luiz e da Loja M.B.A Artigos Religiosos.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Anuncie aqui