Bolsistas Proat/UFLA desenvolvem Kit de brinquedos para o Núcleo de Educação da Infância

 

 

As bolsistas Beatriz Alves, Gabriela Felizardo e Sarah Ferreira do Programa de Aprendizado Técnico (Proat) do Núcleo de Educação da Infância (Nedi), estudantes do 9º período do curso de pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), produziram manualmente, com recursos simples e acessíveis, um kit de brinquedos para as crianças do Grupo 3 do Nedi.

Partindo de materiais como papel crepom, barbante, fitas e materiais recicláveis, as bolsistas organizaram, por meio da orientação das professoras Apolliane Xavier Moreira dos Santos e Franciane Sousa Ladeira Aires – um kit que foi entregue no último dia letivo do primeiro semestre de 2021. A ideia é que as crianças possam se divertir e interagir com a família no período das férias.

A produção dos brinquedos levou em conta a realidade, como por exemplo, o jogo da memória com fotos das crianças da turma ou ainda o quebra-cabeça com a imagem do mico – animal sempre presente no câmpus histórico, em que está situado o Nedi.

Os brinquedos produzidos manualmente mostram que não são necessários inúmeros recursos ou brinquedos estruturados de alto custo para a criança vivenciar o prazer de brincar, aprender e vivenciar experiências significativas relacionadas à sua faixa etária.

Durante todo o primeiro semestre, as professoras em contato com as famílias, por meio de reuniões, encontros individuais e coletivos on-line, atendimento pelo aplicativo e por meio dos kits educativo-pedagógicos enviados, sugeriram a produção de brinquedos a partir de materiais recicláveis e materiais de baixo custo, envolvendo a participação da criança e das pessoas adultas.

Proat

O Proat objetiva contribuir para a melhoria da qualidade da formação dos estudantes de graduação, oferecendo-lhes oportunidades de conhecimentos e práticas em ambientes além das salas de aulas, auxiliando a UFLA a cumprir sua missão educacional e gerar conhecimentos e práticas para o avanço da ciência.

Dentre diversas ações, o Proat prevê que os estudantes apresentem um trabalho “produto”, a partir das experiências vivenciadas no âmbito do aprendizado técnico. Iniciativas dessa natureza, além de permitirem aos estudantes estudo e reflexão durante todo o processo de pesquisa; organização e planejamento, possibilitam uma conexão com a realidade prática, além de instigar no processo criativo e promover o contato com os desafios da docência na Educação Infantil, em especial, no contexto da pandemia.

As professoras Apolliane e Franciane destacam a responsabilidade, o interesse e o envolvimento das estudantes, que demonstra o quanto a experiência no Núcleo qualifica e promove uma formação em Educação Infantil. Pontuam ainda que essa experiência atrelada à formação no curso de pedagogia da UFLA compõem o tripé ensino, pesquisa e extensão, permitindo que as estudantes possam materializar a práxis pedagógica.

Aprendizado

De acordo com a bolsista Beatriz participar das produções dos Kits do Nedi tem sido uma experiência muito rica e produtiva. “Acredito que a brincadeira seja o eixo norteador da Educação Infantil, por isso, é fundamental as práticas brincantes. É de suma importância a relação teoria e prática que a Instituição vem desenvolvendo conosco, pois podemos refletir sobre a prática docente e estabelecer reflexões acerca das crianças e de suas infâncias”.

Para a bolsista Gabriela a experiência obtida na construção do Kit Brincante foi um despertar para o uso de materiais que seriam descartados e que são extremamente úteis e ricos de possibilidades. “O uso desses materiais para uma grande produção de brinquedos e a transformação do reciclável em uma produção lúdica, permitiram que eu me aproximasse do universo infantil e refletisse sobre a questão ambiental. Acredito muito que por meio da ludicidade se aprende. Os materiais oportunizam ligar aspectos cognitivos à consciência ecológica por meio das brincadeiras”.

Segundo a bolsista Sarah a experiência no Grupo 3 tem sido muito importante para a sua formação, pois “enriquece a práxis docente no que tange a formação inicial. O desenvolvimento dos brinquedos para esse Kit Brincante nos permitiu refletir sobre a atividade primordial da infância, o brincar e a sua importância para o desenvolvimento infantil”.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias