Boa Esperança terá novo fórum

10/08/2019

 

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, e o juiz Ricardo Acayaba Vieira anunciam nesta sexta-feira, 8 de agosto, para a comunidade de Boa Esperança, a construção de um novo fórum para a comarca. A solenidade será às 10h na Câmara Municipal local — Avenida 15 de Outubro, 155, Centro.

O edifício será construído na Rua José Júlio Pereira, s/nº, antiga Rua 21, Jardim Nova Esperança. Com dois pavimentos, o novo fórum terá espaço físico para até três varas e abrigará ainda o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), os Juizados Especiais, o Salão do Tribunal do Júri e setores de apoio.

Boa Esperança, no Sul de Minas, é uma comarca de segunda entrância. Possui a 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais, tendo à frente o juiz Fabiano Teixeira Perlato, e a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, sob o comando do juiz Ricardo Acayaba Vieira.

De janeiro a junho de 2019, foram distribuídas 4.001 ações na comarca. Foram julgados 2.362 feitos e outras 3.415 sentenças foram proferidas. Três júris e 1.192 audiências foram realizadas. A comarca, instalada em 1922, é formada também pelos Municípios de Coqueiral e Ilicínea.

Comenda

Na oportunidade, o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, recebe a Comenda Legislativa Vereador Manoel Inácio Miranda, em razão dos serviços prestados a Boa Esperança.

Serra da Boa Esperança

A cidade é conhecida pela música Serra da Boa Esperança, composta por Lamartine Babo e imortalizada na voz de Francisco Alves. O município é extremamente musical e faz o seu festival da canção em setembro.

A serra que dá nome à canção é protegida por um parque estadual com 6 milhões de hectares, a 15 quilômetros do Centro.

Boa Esperança é reconhecida também pelo grande lago formado pela represa de Furnas, o Lago dos Encantos, ponto turístico e local muito procurado para a prática de esportes náuticos.

Fonte: TJMG