Bispo Diocesano decreta afastamento de padre por suposto relacionamento amoroso

Na manhã desta segunda-feira (13), o Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, emitiu uma nota oficial e decretou o afastamento do Padre Samuel Carvalho Detomi do exercício do ministério sacerdotal.

⚖️ A decisão vem em decorrência de denúncias de um homem que alega ter tido um relacionamento amoroso com o sacerdote. Nas redes sociais, este homem ameaçava expor conversas e imagens que supostamente comprovariam o envolvimento.

Diante das acusações, Dom José Eudes optou pelo afastamento do Padre Samuel, medida cautelar prevista no Código de Direito Canônico. Isto se deve pelo fato de que o celibato é uma norma da Igreja Católica para os padres. O envolvimento amoroso de um sacerdote com outra pessoa, independente do gênero, é considerado uma grave violação das normas canônicas.

Em nota oficial, o Bispo Diocesano ressalta que o procedimento é necessário para “alcançar o profundo e coerente discernimento diante das implicações práticas devidas às normas do Direito Canônico”. Dom José Eudes também garante que a Paróquia de São Sebastião do Macuco de Minas, onde Padre Samuel atuava, continuará recebendo a devida assistência espiritual e pastoral.

O afastamento do Padre Samuel é por tempo indeterminado, e o caso seguirá sob investigação canônica.

É importante destacar que expor conversas e fotos privadas de outra pessoa sem o seu consentimento é crime, e prevê pena de 1 a 6 meses de detenção, de acordo com os artigos 20 e 21 do Código Penal Brasileiro.

Fonte: Emboabas

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias