Biblioteca “Meirinha Botelho” comemora 40 anos de atividades

 

 

Como parte das comemorações do Sesquicentenário de Lavras, será realizado no dia 28 de novembro, quarta-feira, às 19h, o evento em comemoração aos 40 anos da Biblioteca Pública Municipal “Meirinha Botelho”. Será uma noite para homenagear a arte e a cultura lavrense.

Serão homenageados grandes nomes da nossa literatura e instituições que contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade.

40 anos de história

Em Lavras, a Biblioteca Pública Municipal “Meirinha Botelho” conta atualmente com mais de 10 mil associados, com cerca de 5.000 visitações ao ano e um acervo registrado em torno de 36 mil livros.

 A biblioteca possui um público diversificado, atendendo toda a comunidade lavrense, de crianças a idosos.  Há um setor infantil e infanto-juvenil chamado “Monteiro Lobato”, com histórias em quadrinhos e livros voltados para essa faixa etária. Seu acervo possui os mais variados clássicos da literatura mundial, romances nacionais, livros de autores lavrenses, vasto material voltado para pesquisas, livros: espíritas, autoajuda, psicologia, filosofia, sociologia, educação, direito, administração, saúde, biologia, matemática, química e física; bem como romances: ingleses, americanos, portugueses, franceses, russos, brasileiros, alemães e também biografias.

A maioria do acervo tem como origem a doação da comunidade e de projetos de algumas organizações. A biblioteca busca atualizar seu acervo na medida do possível, assim sendo, possui alguns lançamentos dos últimos anos.

Ao longo de sua existência a Biblioteca Pública Municipal “Meirinha Botelho” passou pelas mais variadas prestações de serviços, públicos e eventos. Com o advento da internet, a relação das pessoas, sobretudo, das novas gerações com a biblioteca, sofreu mudanças.

Pesquisas que antes lotavam o espaço da biblioteca tornam-se cada vez mais escassas de usuários. O modo de pesquisar sofreu alterações com os sites de pesquisas. Muitos artigos, trechos de livros e até livros em sua totalidade com o e-book são disponibilizados na internet.

Todavia a biblioteca, especificamente a municipal “Meirinha Botelho”, tem sobrevivido à “era digital”, tendo muitos usuários e pessoas de fato apaixonadas pelo livro imprenso. E o livro possui seu encantamento, talvez aí esteja sua maior importância, e como diz o poeta Manoel de Barros: “… que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros, etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós”.

Inscrição de sócios

A carteirinha de sócio é feita na própria Biblioteca. Para isso é necessário que a pessoa leve duas fotos 3×4 e apresente um documento de identidade e um comprovante de residência. O sócio poderá realizar empréstimo de até dois livros por sete dias, que podem ser renovados por mais duas semanas.

A Biblioteca está localizada na Rua Governador Milton Campos, s/n – Centro, embaixo do Mercado Municipal, com telefone 3694-4183, funcionando das 7h às 17h.

Ler é bom, estar na biblioteca é ótimo

Em nossa vida, as bibliotecas e os livros são extremamente importantes em nossa formação, são fontes de informações e dos mais diferentes sentimentos. Ler é muito bom, mas estar em uma biblioteca é ótimo.

 

40 anos da Biblioteca “Meirinha Botelho”

Quarta-feira, dia 28, 19h

Rua Governador Milton Campos, Centro, embaixo do Mercado Municipal

*Assessoria de Comunicação – Governo Municipal de Lavras

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias