Banda Euterpe Operária apresenta MPB na praça neste domingo (12)

Publicado em 11/04/2015

2

Como parte do compromisso da Secretaria Municipal de Cultura, de implementar uma programação cultural diversificada, atrair novos eventos e valorizar os artistas da cidade, será realizada neste domingo, às 10h30, no coreto da Praça Doutor Augusto Silva, a apresentação da banda de música Euterpe Operária. O grupo executará cerca de 10 canções com repertório variado de Música Popular Brasileira – MPB. Atualmente a banda é composta por 40 músicos.

Além da promoção da cultura através da arte musical, a banda realiza um trabalho social na formação de músicos, com o objetivo de promover a profissionalização e inserção no mercado de trabalho, apresentações em praças públicas e participações em encontros de bandas. A escola de aprendizes funciona com 30 alunos.

Atualmente a entidade tem como presidente o 2º tenente Edinaldo Murilo Gonçalves, como maestro o sub tenente Lázaro Francisco de Aquino e o sub tenente Mário Elson da Silva, atuando como professor de música.

A banda Euterpe Operária foi fundada em 02 de setembro de 1910. Um grupo de pessoas se reuniu na redação do Jornal “O Operário”, sob a presidência do professor José Luiz de Mesquita, ocasião em que discutiram a necessidade de formar uma corporação musical composta por operários.

Ficou decidido que o grupo se chamaria Euterpe Operária, com inauguração prevista tão logo fossem adquiridos os instrumentos da antiga “Lyra Lavrense”, de propriedade de José Francisco Rosa, devido ao encerramento de suas atividades musicais.

A estréia da banda de música Euterpe Operária ocorreu 22 dias após a reunião realizada na redação do Jornal “O Operário”, no dia 24 de setembro de 1910, durante as festividades de Nossa Senhora das Mercês. Esta data ficou marcada como o dia efetivo de sua fundação. Em 1972, por meio da Lei Municipal n.º 849, tornou-se instituição de utilidade pública e em 15 de dezembro de 2009, através da Lei nº 18.587, foi reconhecida de utilidade pública estadual.

Veja também