Autoridades discutiram enfrentamento da violência doméstica contra a mulher em Lavras

 

Diversas autoridades lavrenses participaram nesta terça-feira, dia 13, de uma audiência pública cujo objetivo foi promover debate coletivo sobre ações referentes à rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Lavras.

O conceito de rede de enfrentamento à violência contra as mulheres diz respeito à atuação articulada entre as instituições/serviços governamentais, não-governamentais e a comunidade, visando o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam o empoderamento e construção da autonomia das mulheres, os seus direitos humanos, a responsabilização dos agressores e a assistência qualificada às mulheres em situação de violência.

A rede de enfrentamento tem por objetivo efetivar os quatro eixos previstos na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, ou seja, o combate, a prevenção, a assistência e a garantia de direitos e dar conta da complexidade do fenômeno da violência contra as mulheres.

Fotos: SECOM, DCOM/UFLA e ASCOM/PML.

Participaram do evento: primeira-dama Dra. Luciana Cherem, do Presidente da Câmara Sr. Evandro Miranda, da Vereadora Nanáh, do Vereador Dr. Sebastião, da Delegada Dra. Ana Paula Arruda, SGT Sandro e CAP Oliveira (PPVD Serviço de Prevenção à Violência Doméstica), Dra. Luciana Laudares (Projeto “Dê voz ao seu silêncio!”), Dra. Karina de Souza (Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comissão da Mulher Advogada – 17ª Subseção OAB Lavras), Dra. Walkíria Castanheira, (docente do curso de Direito do Unilavras), Sr. Aloísio Soares (Secretário de Desenvolvimento Social) e representando a Secretaria de Saúde a Sra. Amanda Oliveira, Sra. Adriana Botelho (Gerente da UPA), Sr. Juliano Júlio (psicólogo da UPA) e Sra. Giselle Tourino (CEAE), além dos alunos (as) da disciplina do PPGDE – UFLA (Cristiane Reis de Souza, Juliana Costa Chaves, Kreicy M Teixeira, Samara Avelar, Aloísio Soares de Lima Júnior, Anelisa de Assis Campos, Ana Lúcia M. Miranda e Leila Maria Pereira) e discentes da Disciplina de Relações de Gênero e Processos de Empoderamento, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão (PPGDE – UFLA) tendo como responsáveis as Professoras Vera Simone Schaefer Kalsing e Maria de Los Angeles Arias Guevara.

Na oportunidade, a vereadora Cristiane Costa despachou um ofício ao Chefe do Executivo solicitando análise da reestruturação do Conselho Municipal dos direitos da mulher, que foi criado pela Lei nº 2.735, de 07 de fevereiro de 2002. “A reestruturação da Lei faz-se necessária para atender as demandas atuais no que se refere tanto a garantia do direito das mulheres quanto à criação de mecanismos para enfrentamento à Violência doméstica e familiar contra a mulher!”, afirmou a vereadora.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias