Aula expositiva de escola lavrense ajuda a contar história da cidade

 

Na manhã do  último dia 21 de março, uma aula de História no 5º ano da Escola Municipal Oscar Botelho promoveu a visitação a antigos casarões e à praça José Esteves onde está exposta a velha Maria Fumaça da Rede Mineira de Viação, na Zona Norte da cidade.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a casa onde viveu a família Matarazzo, também o casarão da tadicional família de Mariana Veiga Sales e José Sales Botelho, hoje habitados por novos moradores e ainda a antiga sede da Estrada de Ferro Oeste de Minas, atualmente reformada e abrigando a Secretária Municipal de Saúde.

Participaram da organização da aula o Professor Vinícius, regente da turma, a supervisora Tânia Mara e as alunas residentes pedagógicas do curso de pedagogia da Universidade Federal de Lavras.

Além das construções, os alunos ainda visitaram a Locomotiva Baldwin 233, um dos cartões postais da cidade e a praça Dr. José Esteves, a praça da estação.

Previamente, a História de cada local a ser visitado foi profundamente estudada em sala de aula, ressaltando a importância desses monumentos e das pessoas que ali conviveram para a construção do progresso na cidade de Lavras. Os alunos tiveram a oportunidade de saber que a região Norte da cidade, no passado já foi um importante pólo industrial e também o ponto de chegada dos primeiros colonizadores da região, que adentraram nosso território atravessando pelo local do funil.

Ao final das visitações um delicioso piquenique foi organizado pelos próprios alunos na praça. Foi um momento muito feliz e de grande aprendizado.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias