Atletas da UFLA conquistaram primeiro lugar geral em Pan-Americano de Ginástica Aeróbica

Publicado em 22/12/2015
Equipe de ginastica da UFLA se consagrou campeã Pan - Americana no México (foto: Ascom UFLA)

O  Campeonato Pan-Americano de Ginástica Aeróbica que foi realizado no México é motivo de comemoração na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Cinco atletas da instituição, acompanhados do chefe da delegação e técnico (professor Luiz Henrique Maciel) – todos integrantes da Seleção Brasileira – trouxeram títulos de destaque do evento ocorrido entre os dias 13 e 20 de dezembro.

Os ginastas José Henrique Oliveira, Maelton Siqueira e Marcelo Martins, do Trio Adulto, conquistaram a medalha de ouro durante a competição. No individual Masculino Adulto, a segunda, a terceira e a sexta colocações também ficaram com atletas da UFLA: José Henrique Oliveira, Edson Nunes e Maelton Siqueira, respectivamente. Na disputa de Grupos Adultos, a formação composta por Christian Andrade, Edson Nunes, José Henrique Oliveira, Maelton Siqueira e Marcelo Martins classificou-se em quinto lugar, devido a algumas falhas ocorridas durante a sua apresentação. Além das conquistas por provas, a Seleção Brasileira Adulta conquistou o primeiro lugar geral no campeonato; o Brasil sagrou-se, assim, Campeão Pan-Americano de Ginástica Aeróbica 2015.

Para Luiz Henrique Maciel, que é professor do Departamento de Educação Física (DEF) da UFLA, o ano competitivo de 2015 se encerra com grandes resultados. “São conquistas que demonstram a constante evolução da equipe que se prepara para importantes campeonatos em 2016, entre eles as etapas de Copas do Mundo e o Campeonato Mundial”, diz. O ano competitivo de 2016 terá início com a etapa da Copa do Mundo da França, em março.

No mês passado, outra conquista celebrada pela  da UFLA foi o  Campeonato Mineiro de Ginástica Aeróbica, realizado em Belo Horizonte, no qual,  a UFLA obteve o primeiro lugar Geral por Equipes, o que a qualificou como a melhor equipe de Ginástica Aeróbica do Estado de Minas Gerais no ano de 2015. Foram seis medalhas de ouro, quatro medalhas de prata e duas medalhas de bronze, conquistadas em diferentes provas e categorias.

A equipe de Ginástica Aeróbica da UFLA tem o apoio da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), da Direção Executiva da UFLA e do deputado Fábio Cherem. “Agradecemos aos parceiros pelo incentivo, que tornou possível a participação nesse importante evento, bem como o desenvolvimento de todo o trabalho que vem sendo feito, dando visibilidade à Universidade no cenário esportivo internacional e colocando o Brasil em posições de destaque na modalidade”, diz o professor.

* Ascom UFLA

Veja também