Atletas da UFLA conquistaram primeiro lugar geral em Pan-Americano de Ginástica Aeróbica

Publicado em 25/12/2015

O Campeonato Pan-Americano de Ginástica Aeróbica realizado no México é motivo de comemoração na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Cinco atletas da instituição, acompanhados do chefe da delegação e técnico (professor Luiz Henrique Maciel) – todos integrantes da Seleção Brasileira – trouxeram títulos de destaque do evento ocorrido entre os dias 13 e 20 de dezembro.

Os ginastas José Henrique Oliveira, Maelton Siqueira e Marcelo Martins, do Trio Adulto, conquistaram a medalha de ouro durante a competição. No Individual Masculino Adulto, a segunda, a terceira e a sexta colocações também ficaram com atletas da UFLA: José Henrique Oliveira, Edson Nunes e Maelton Siqueira, respectivamente. Na disputa de Grupos Adultos, a formação composta por Christian Andrade, Edson Nunes, José Henrique Oliveira, Maelton Siqueira e Marcelo Martins classificou-se em quinto lugar, devido a algumas falhas ocorridas durante a sua apresentação. Além das conquistas por provas, a Seleção Brasileira Adulta conquistou o primeiro lugar geral no campeonato; o Brasil sagrou-se, assim, Campeão Pan-Americano de Ginástica Aeróbica 2015.

Para Luiz Henrique Maciel, que é professor do Departamento de Educação Física (DEF) da UFLA, o ano competitivo de 2015 se encerra com grandes resultados. “São conquistas que demonstram a constante evolução da equipe que se prepara para importantes campeonatos em 2016, entre eles as etapas de Copas do Mundo e o Campeonato Mundial”, diz. O ano competitivo de 2016 terá início com a etapa da Copa do Mundo da França, em março.

Em novembro de 2015, outra conquista foi celebrada pela equipe da UFLA. No Campeonato Mineiro de Ginástica Aeróbica, realizado em Belo Horizonte, a UFLA obteve o primeiro lugar Geral por Equipes, o que a qualificou como a melhor equipe de Ginástica Aeróbica do Estado de Minas Gerais no ano de 2015. Foram seis medalhas de ouro, quatro medalhas de prata e duas medalhas de bronze, conquistadas em diferentes

A equipe de Ginástica Aeróbica da UFLA tem o apoio da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), da Direção Executiva da UFLA e do deputado Fábio Cherem. “Agradecemos aos parceiros pelo incentivo, que tornou possível a participação nesse importante evento, bem como o desenvolvimento de todo o trabalho que vem sendo feito, dando visibilidade à Universidade no cenário esportivo internacional e colocando o Brasil em posições de destaque na modalidade”, diz o professor.

Veja também