Atleta brasileiro que virou manchete no mundo todo em 2004 esteve em Lavras

 

 

O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, 46 anos, passou por Lavras nesse final de semana onde participou de uma série de eventos promovidos pelo 8º Camping de Atletismo da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

A reportagem do site Lavras 24 horas conversou com exclusividade com o atleta que foi bicampeão dos Jogos Pan-americanos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 – quando teve sua prova interrompida por um fanático religioso, e o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário- esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional.

O convite para participar do 8º Camping de Atletismo partiu do organizador do evento, professor do Departamento de Educação Física (DEF) Fernando de Oliveira, treinador do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria Lavras), em parceria com os professores e treinadores na BM&F Bovespa – Guarulhos Neilton Moura e Jorge Marcos Rodgerio Carlos.

Maratonista foi prejudicado em prova em 2004 por conta de uma fanático religioso que o interceptou durante a prova.
Maratonista foi prejudicado em prova por conta de uma fanático religioso que o interceptou em 2004.

Sem participar de maratonas há sete anos, Vanderlei Cordeiro de Lima integra um programa da Federação Brasileira de Atletismo chamado “Heróis do Atletismo”. Confira a seguir os principais trechos da conversa com o atleta na tarde do último sábado (16):

Cria Lavras

“Esse projeto é de referência e vai se transformar em um centro de excelência da Federação Brasileira de Atletismo. A maioria dos nomes que despontam no atletismo nacional são fruto de projetos escolares. Daí a importância de um projeto como esse. Além de formar futuros campeões, você está formando futuros cidadãos. Educação e esporte precisam andar juntos”

Atletismo hoje

“Os atletas estão na reta final do treinamento para as Olimpíadas do Brasil deste ano. A expectativa é grande, mas não podemos fugir de uma realidade: são poucos os atletas brasileiros que vão competir. A esperança de medalha no atletismo é muito grande, mas os atletas vão carregar um peso grande”

Atenas 2004

“Foi a coroação da minha carreira. Era um sonho de uma realização de conquistar uma medalha. Ninguém poderia prever que aconteceria um fato tão inusitado e que pudesse repercutir tanto e alterado o resultado da prova.  Não guardo mágoa nem do resultado, nem da pessoa que me atrapalhou. O mais importante foi a conquista”

São Silvestre

“As provas de rua são dominadas por países africanos. Eles são os melhores nessas provas. O que aconteceu foi que houve um declínio nas provas dos atletas. É um esporte que se popularizou e o nível técnico acabou caindo em todos os sentidos. São muitos atletas competindo, mas com pouca qualidade. As performances não obtém mais resultados expressivos”

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias