Após quatro dias, Bombeiros apagam incêndio na Serra da Bocaina em Lavras

Nessa quinta-feira (24), os Bombeiros e os Policiais de Meio Ambiente deram por encerrados os trabalhos de combate ao incêndio que desde segunda-feira (21) consumia a vegetação da Serra da Bocaina em Lavras. Ao todo, entre 500 e 600 hectares foram destruídos pelo fogo que chegou a ameaçar o Parque Quedas do Rio Bonito que ainda se recupera de um grande incêndio em 2011.

Em todo estado de Minas Gerais 12 Áreas de Preservação Ambiental s foram palco de combate à incêndios nesta quinta-feira (24), de acordo com levantamento divulgado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Entre as áreas atingidas está o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na região metropolitana de Belo Horizonte, que voltou a ter novos focos de incêndio dois dias após chamas que consumiram mais de mil hectares serem debeladas.

O forte calor que vem atingindo o Estado nesta semana, conciliado com a baixa umidade do ar seriam os principais motivos para a propagação dos incêndios. Conforme o órgão, um dos parques mais atingidos foi o da Serra da Boa Esperança onde brigadistas e bombeiros lutaram contras as chamas por cinco dias. Nesta quinta-feira o incêndio foi controlado. Mais de 50% de toda área do parque foi atingida. Muitos animais morreram. O parque abriga espécies ameaçadas de extinção. Na próxima segunda-feira (28), uma caminhada de conscientização em prol do Parque Estadual da Boa Esperança será realizada às 8h. Tanto em Boa Esperança, quanto em Lavras, a PM trabalha com a hipótese de que os incêndios tenham sido criminosos.

 

* com informações do “O Tempo”

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias