Apesar do número decrescente de casos, Prefeitura continua com ações de combate à Dengue

Apesar do número de casos de dengue já registrar uma grande queda, a Prefeitura Municipal continua com ações de combate ao mosquito.De 7 a 11 de julho foram confirmados mais 78 casos na cidade.

Neste mesmo período,  a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, realizou o tratamento focal contra a dengue em 5.010 pontos da cidade. Foram eliminados 6.327 depósitos. A operação também foi realizada em 13 pontos estratégicos do município: borracharia, cemitérios e ferros-velhos. O trabalho consiste na retirada de resíduos, lixo e orientações dos moradores, além da pulverização de inseticida nos pontos estratégicos.

No sábado dia 11 de julho, cerca de 40 agentes de endemias da Vigilância em Saúde se dividiram em duas equipes e realizaram um mutirão de limpeza nos bairros Vista Alegre e Judith Cândido. O objetivo foi recolher o lixo e os recipientes que podem se tornar focos de dengue das ruas e das residências. Os agentes também orientaram os moradores sobre as medidas necessárias para evitar a doença.

A ação contou com o apoio do caminhão da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMAR), para a coleta dos materiais recicláveis. A Secretaria de Obras também cedeu um caminhão para o recolhimento de todos os sacos de lixo coletados.

Os mutirões de limpeza serão realizados mensalmente. O próximo acontecerá em agosto e o local está em fase de definição pela Vigilância em Saúde. “Nossa meta é realizar um mutirão de limpeza em um sábado de cada mês. Em bairros pequenos realizaremos dois mutirões no mesmo dia, como foi o caso do Vista Alegre e Judith Cândido”- esclareceu Hernani Costa, chefe do setor Dengue do município.

Até o fechamento dos dados, realizado no dia 28 de junho, foram notificados 6.636 casos suspeitos e 3.503 casos confirmados da doença, desde o início do ano. Este número ainda cresce, em razão da tabulação lenta registrada no Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN), que apresenta congestionamento, já que é utilizado ao mesmo tempo por municípios de todo o país.

Fonte: Prefeitura Municipal de Lavras

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias