Anatel quer obrigar todos os celulares a usarem o padrão USB-C de carregamento

 

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer padronizar o uso de cabos e entradas USB tipo C nos telefones celulares comercializados no Brasil. A Anatel está convocando os cidadãos para contribuírem com o tema, participando da Consulta Pública 45/2022.

Segundo a agência, a medida foi tomada usando como referência um projeto recente apresentado no parlamento da União Europeia, que pede a inclusão de requisitos para padronização da interface de carregamento por cabo nos dispositivos eletrônicos, inclusive telefones celulares. A ideia é que todos passem a adotar o padrão USB tipo C, escolhido por ser amplamente usado por fabricantes de todo o mundo.

“Uma comissão de parlamentares dos Estados Unidos também solicitou ao departamento de comércio estadunidense a adoção de abordagem similar à europeia para desenvolver uma estratégia abrangente para lidar com custos desnecessários ao consumidor, mitigar o lixo eletrônico e restaurar a certeza do processo de compra de novos eletrônicos por meio de definição de padrão de carregadores de celular”, informou a Anatel em seu site.

A consulta pública da agência ficará no ar até 26 de agosto. Caso venha a ser publicada pela Anatel, a exigência do padrão USB-C nos celulares passaria a valer apenas a partir de julho de 2024.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias