O que era para ser um dia de concentração e tranquilidade se transformou em um verdadeiro caos para candidatos do Enem 2025 em Lavras. Um alarme de incêndio disparou e permaneceu tocando por mais de uma hora no Pavilhão 1 da Universidade Federal de Lavras (UFLA), durante a aplicação da prova neste domingo (9).
De acordo com relatos de estudantes, o som ensurdecedor começou por volta das 15h e não pôde ser desligado rapidamente porque não havia chave de acesso ao local da sirene. Mesmo com o barulho constante, os candidatos tiveram que continuar fazendo a prova, sem qualquer acréscimo de tempo para compensar o transtorno.
“Foi um absurdo. O barulho era insuportável e ninguém conseguia se concentrar. Ficamos mais de uma hora tentando fazer a prova no meio daquele ruído”, relatou Luciana P., uma das participantes que procurou o Lavras24Horas para denunciar o caso.
Em um relato formal, a candidata Ana Clara afirmou que um estudante autista precisou se retirar da sala por não conseguir suportar o som, e pediu que o episódio seja analisado pelas autoridades responsáveis.
As fiscais presentes, segundo os relatos, demonstraram empatia e profissionalismo, tentando reduzir o impacto fechando portas e janelas — mas as medidas não surtiram efeito.
O Lavras24Horas entrou em contato com a UFLA e com o Inep para buscar esclarecimentos e saber se haverá providências diante do episódio que comprometeu o desempenho de diversos candidatos.
Enquanto aguardam respostas, os estudantes exigem respeito e justiça — afinal, como disseram alguns deles, “ninguém faz prova com alarme de incêndio gritando no ouvido”.

