A internet em função do cidadão

A internet é a principal ferramenta de comunicação neste século, a partir dela várias ações podem acontecer desde a comunicação, até, o pagamento de contas e compra de produtos. Em um mundo globalizado em que a informação é um dos elementos centrais; a internet fica com o papel de difundi-la, além de permitir unificação de matrizes sistêmicas e a interligação de países.

Considera-se a internet uma ferramenta indispensável para a melhoria dos serviços públicos, desde a concepção de simplificar a prestação do serviço, como meio para reduzir ou minimizar a burocracia do Estado, bem como melhorar o acesso do cidadão às decisões do governo, possibilitando transparência.

Com o uso apropriado da internet pode ocorrer uma simplificação da burocracia na administração pública, consequentemente melhorando a prestação dos serviços públicos ao cidadão, pois muitos podem ser feitos pela internet, enxugando a máquina pública e atendendo da forma melhor, aos anseios do cidadão.

A simplificação da burocracia pode vim de várias formas, mas o importante, no momento é utilizar a internet para auxiliar este processo. O atendimento ao cidadão seria uma maneira de reduzir o custo do governo, como também os danos da demora, além da ineficiência do atendimento prestado, pois gera agilidade e, consequentemente eficiência. A Certidão de quitação eleitoral é um bom exemplo de agilidade nos serviços públicos, por meio da disponibilização online do serviço. Neste caso o cidadão não precisa mais ir em um Cartório Eleitoral, ele pode retirar a sua Certidão de quitação eleitoral pela internet de uma forma rápida e eficaz.

O ambiente virtual pode ser também uma ferramenta para radicalizar os expoentes democráticos, por meio do estímulo do diálogo entre o cidadão e o governo. É no diálogo direto entre governo e cidadão, que este pode pleitear as necessidades e anseios de sua região. Um meio para interagir com o cidadão na esfera pública é pela criação de um portal, no qual será possível visualizar as competências do município por meio de vídeo aulas, textos educativos entre outros. Nesse mesmo portal poderia ter uma área de diálogo em que o cidadão possa se comunicar diretamente com a esfera pública, apresentando dúvidas, críticas, soluções e demandas para solucionar os problemas sociais.

O diálogo entre a administração pública e o cidadão é essencial para a interação sobre a coisa pública, e é essencial para que administração pública conheça as necessidades dos cidadãos, isso faze rá com que as instituições democráticas, criem bases solidas para o desenvolvimento da democracia.

E você, servidor público, agente político como tem utilizado a internet em favor da construção do bem público?

 

*Por:  Braulino Capuchinho e Daniela Meirelles Andrade (Estudantes de Adm Pública da UFLA)

**Projeto de extensão: Consultoria em organizações públicas com foco em gestão de serviços e administração de materiais

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias