Secretaria de Saúde de Minas descarta caso suspeito de intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde confirmou nesta semana 113 registros de intoxicação por metanol em todo o país, sendo 11 casos confirmados e 102 ainda em investigação. As ocorrências estão associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, com maior concentração em São Paulo.

Em Minas Gerais, o caso que havia sido inicialmente apontado como suspeito foi descartado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). De acordo com a pasta, após análise do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas (CIATox-MG), o paciente não apresentou critérios clínicos compatíveis com intoxicação por metanol.

Com isso, não há registros de casos confirmados ou em investigação em Minas Gerais até o momento. O Ministério da Saúde, por sua vez, mantém o alerta nacional e reforça a orientação para que a população evite o consumo de bebidas destiladas de procedência duvidosa, especialmente aquelas armazenadas em garrafas com tampa rosqueável — tipo de embalagem com maior incidência de contaminação.

Diante do aumento das notificações, o governo federal anunciou medidas emergenciais, incluindo a distribuição de ampolas de etanol farmacêutico aos estados para o tratamento dos casos suspeitos e a intensificação das ações de vigilância sanitária em todo o país.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Anuncie aqui