Carrancas promove campanha para combater as queimadas na região

Vítima de incêndios florestais, cidade de Carrancas se mobiliza em campanha emergencial para equipar brigada voluntária

A cidade de Carrancas lançou esta semana campanha de financiamento coletivo para combater incêndios florestais que afligem a região. O município, um dos principais destinos de ecoturismo do sudeste, já perdeu centenas de hectares de mata nativa nesta temporada de seca, e a expectativa é que os incêndios continuem a ser um problema até o início das chuvas, em novembro.

“As queimadas aqui são um desastre em todos os setores. Para a vegetação, para a vida silvestre, e para nós, que precisamos dessas águas” lamenta Edson Alves Ribeiro, advogado e brigadista de Carrancas. Além do risco à fauna e a flora, os incêndios na serra ameaçam áreas de nascentes, o que pode comprometer inclusive o abastecimento do município.

Sem um Corpo de Bombeiros na cidade, Carrancas depende da ação de voluntários para combater o problema das queimadas. O quartel mais próximo fica em Lavras, cidade a 80 quilômetros de distância, e o efetivo tem que se dividir também entre os outros municípios da região.

“A ajuda dos bombeiros é fundamental e eles fazem o que podem, mas nem sempre dá para se deslocar para combater incêndios florestais e deixar a zona urbana desprotegida. A brigada é a linha de frente contra as queimadas há anos” comenta Felipe Fontes, brigadista voluntário e coordenador da campanha de arrecadação.

Todos contra as Queimadas

Com cerca de 40 integrantes, a Brigada Lobo-Guará de Carrancas sofre com a falta de EPIs (equipamentos de proteção individual), além de equipamentos de combate a incêndio e treinamento adequado de seus voluntários.

Para resolver estes desafios, a Brigada, junto com outros setores da sociedade, lançou a campanha de financiamento coletivo “Todos Contra as Queimadas”. A ação busca arrecadar trinta mil reais, quantia mínima para a aquisição de equipamentos e treinamento dos atuais e novos brigadistas.

Como colaborar

Para contribuir, basta acessar www.benfeitoria.com/brigadaloboguara e escolher o valor da doação. Os apoios começam a partir de R$15, e cada um oferece uma recompensa diferente para o colaborador. Os prêmios vão desde plantio de mudas e passeios de quadriciclo pela serra, até diárias nas melhores pousadas da cidade. Há opções para patrocínio de empresas, com exposição de marcas no material de campanha e até no uniforme dos brigadistas.

“Coragem e vontade de ajudar a Brigada tem de sobra. O que precisamos agora é da força do coletivo para garantir a segurança e eficácia do nosso trabalho” declara Felipe.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias