Conheça a história de Beatriz e saiba como ajudá-la

 

A luta da menina Beatriz  Coelho Marquez  contra uma doença rara comoveu milhares de pessoas pelas redes sociais neste final de semana.

Beatriz tem 12 anos, e em Abril de 2014, poucos dias antes de completar 11 anos foi diagnosticada como portadora da  “ Aplasia Medular  ou Anemia Aplastica“, uma doença caracterizada pela alteração no funcionamento da medula óssea. Nesta doença o indivíduo não é capaz de produzir de forma satisfatória hemácias, plaquetas e leucócitos, que são as células que compõem o sangue. A Aplasia Medular atinge uma em cada 100 mil pessoas e em Lavras é o único caso desde 2001.

As causas da doença em uma pessoa pode variar, no caso de Beatriz, a doença é autoimune e foi diagnosticada após apresentar os sintomas mais comuns como dor de cabeça, anemia e machas roxas pelo corpo. Segundo a mãe de “Bia”, a psicóloga Vanessa Maria Carvalho Coelho, Beatriz leva uma vida na medida do possível normal, ela faz transfusões sanguíneas, porém para se curar precisa de um transplante de medula e para a família veio a surpresa e imensa alegria: a irmã caçula de Beatriz, Helena de 2 Anos e 6 meses será sua doadora, as duas são 100% compatíveis!

No entanto, o transplante terá que ser realizado fracionado, isto porque Helena por ser ainda muito pequena não consegue produzir liquido suficiente para que o procedimento ocorra em dose única. Um método que só é encontrado no Estado de São Paulo, nas cidades de Jaú e Riberião Preto, para onde a família precisará se mudar por  6 meses para que o tratamento seja realizado.

Beatriz estuda no Colégio Tiradentes da PM, e  é filha do Cabo Danilo da Polícia Militar , ao tomar conhecimento do caso  a AFAS ( Associação Feminina  de Assistência Social) lançou uma campanha de doação de sangue. Podem ser doados qualquer tipo sanguíneo, os interessados deverão procurar o Posto de Coleta do HemoMinas que fica na URPA às quintas-feiras para realizar a doação em nome da  Beatriz. O agendamento para a doação pode ser feito através do telefone (35) 3694-4145.

Quem quiser também pode contribuir financeiramente com a família para ajudar no custeio do tratamento, deslocamento, hospedagens. A conta poupança é Banco do Brasil, Agência: 0364-6, número 506 2003 – 7, Operação 51, em nome de Beatriz Coelho Marquez.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias