8º Batalhão de Polícia Militar realiza formatura do PROERD em Lavras

15/12/2015
Fotos: PMMG

O Comando do 8.º Batalhão da Polícia Militar e as Escolas Édio do Nascimento BirindibaPaulo Lourenço Menicucci, Professor José Luiz de Mesquita, Sebastião Botrel, Sebastião Vicente Ferreira, Umbelina Azevedo Avellar, Azarias Ribeiro,Cinira de Carvalho, Cristiano de Souza, Tiradentes, Colégio Adventista, Colégio Nossa Senhora de Lourdes e Escola Logosófica de Lavras, realizaram nessa segunda-feira (14), a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, com a participação de 544 formandos.

Diversas autoridades do meio civil e militar, além dos pais, familiares e amigos estiveram presentes no evento e prestigiaram os jovens lavrenses naquele que foi um dia singular em suas vidas.

 

151220151129049102

O programa atendeu as crianças no 5º ano, antiga 4.ª série, do Ensino Fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal. Também durante o período das aulas, buscou-se oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles possam confiar.

As aulas do PROERD foram aplicadas em parceria nas escolas e direcionado para crianças de 09 a 12 anos. Durante quatro meses os Instrutores PROERD, Cb PM Eduardo de Oliveira Rodrigues e a Sd PM Duanes Conceição Marques, auxiliados pela Cartilha PROERD, contaram com a ativa participação dos professores, os quais atuaram como divulgadores das idéias do programa para as demais salas de aula.

As lições objetivaram o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

Como parte das atividades em sala de aula, os alunos elaboraram uma redação, tendo como tema: “ Drogas, tô fora!”, de onde foram escolhidas e premiadas durante a formatura as melhores redações de cada turma.

O aluno Kauan Henrique Militão Alves teve sua redação escolhida como a melhor e procedeu a leitura de sua redação.

A juramentista Sara Aparecida Orlanda de Jesus Silva, da Escola Estadual Azarias Ribeiro, prestou juntamente com os demais alunos o juramento PROERD em um momento singular.

Muita emoção sentiram os formandos quando da chegada do PM Amigo Legal e do Mascote do PROERD o Leão DAREM, símbolo da amizade e consideração que a Polícia Militar tem com os menores. Destaque também para o momento em que todas as crianças a uma só voz, cantaram a canção do PROERD.

*Portal PMMG