6ª RPM comemora o Dia da Bandeira em solenidade no pátio da Guarnição policial de Lavras

19/11/2020

 

 

A solenidade do dia da Bandeira foi realizada no pátio da Guarnição Policial de Lavras, nesta quinta-feira, 19 de novembro, com a presença do Comandante da 6ª RPM, Cel PM Mauro Lúcio Honorato, oficiais, praças e servidores civis da região.

No dia 19 de novembro comemora-se o aniversário de adoção da Bandeira Nacional, como símbolo exponencial da Pátria. A Bandeira Nacional foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes, auxiliado por Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares.

Após o anúncio regulamentar feito pelo Capitão Vanildo, foi realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional e feita a leitura da Ordem do Dia do Comandante-Geral da PMMG alusiva ao Dia da Bandeira.

Em seguida foi realizada a Incineração das Bandeiras inservíveis pelo Subtenente PM Delson, policial militar mais antigo da Guarnição Policial de Lavras.

A Banda de música da 6ª RPM executou o Hino à Bandeira do Brasil, iniciando o desfile da tropa formada pelos alunos do Curso de Formação de Soldados em continência ao Pavilhão Nacional.

 

Em dias de festa ou luto nacional a bandeira é obrigatoriamente hasteada em repartições públicas, escolas e sindicatos. Durante o ano letivo é obrigatório seu hasteamento solene em escolas públicas e particulares, pelo menos uma vez por semana.

No dia 19 de novembro o hasteamento e arreamento ocorrem às 12 horas e 18 horas, respectivamente, em solenidades especial.

A Polícia Militar de Minas Gerais, através da 6ª RPM, nessa data realiza as atividades inerentes ao culto à Bandeira Nacional, reafirmando sua tradição de amor, respeito e patriotismo.

Agência Regional de Comunicação Organizacional da 6ª RPM