5 dicas e 1 alerta sobre gases intestinais, por Dr Adriana Cherem

Os gases intestinais  são produzidos por bactérias que fermentam os alimentos durante a digestão e também pela deglutição de ar. O excesso de gases (flatulência) pode acarretar: desconforto abdominal, barriga inchada ou estufada, além de constrangimento social. 😬

Como evitar?

1. Realizar as refeições com tranquilidade e tempo adequado.  Quando você come muito rápido (devido a falta de tempo, estresse ou ansiedade, por exemplo) há maior ingestão de ar e consequentemente maior formação de gases intestinais.

2. Evitar excesso de alimentos como:  repolho, couve-flor, milho, leite; grão de bico, lentilha, batata doce, feijão, ovos, farelo de trigo, bebidas com gás, cerveja, cebola, aspargos.

3. Evitar uso indiscriminado de antiácidos ou antibióticos. O uso de antiácidos e de antibióticos podem alterar a flora intestinal e, assim, o processo de fermentação dos microrganismos. Caso haja indicação para a utilização desses medicamentos, avaliar com seu médico as alternativas para reposição de flora intestinal.

4. Praticar atividades físicas: A falta de atividades físicas faz com que o processo de digestão se torne mais lento, aumentando a fermentação dos alimentos.

5.  Evitar/Tratar a constipação intestinal.  A prisão de ventre aumenta o tempo de permanência das fezes no intestino e, consequentemente, a fermentação bacteriana e a produção de gases.

❣❣Alerta : A consulta com o especialista é fundamental tanto para determinar seu diagnóstico quanto para esclarecer/excluir outras situações associadas como, por exemplo : intolerâncias alimentares, supercrescimento bacteriano, dismotilidade digestiva, síndrome do intestino irritável,  obstrução  intestinal!

Dra Adriana Cherem
Coloproctologista
Rua Costa Pereira, 82, Lavras
Tel 35 38263914 ou  35 9725-0305
#coloproctologialavras #draadrianacherem #draadrianacheremcoloprocto #flatus #estufamentoabdominal #draadrianacheremlavras #doencainflamatoriaintestinal #proctologistalavras

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias