Lavras,
24/04/2014 03:17
3, fevereiro 2011 - 19:32:11

Veja fotos: Lombadas, quebra-molas, ondulações transversais.., por Robson Moraes Almeida

Trânsito caótico, motoristas mal educados, acidentes graves com ferimentos, prejuízos e mortes. Motivos suficientes para os que se acham entendidos em trânsito solicitarem a instalação de quebra-molas. Os argumentos são super comoventes!

TEM GENTE MORREEEENDOOOOOOO!!!

Com esta visão, alguns meios de comunicação passaram a cobrar dos órgãos públicos a instalação de quebra-molas pra todo lado, até políticos com interesses eleitoreiros aproveitaram da situação. Ouviram apenas o clamor da população que não entende muito de trânsito. Apenas cobravam providencias. Os motoristas não foram consultados e foram taxados como responsáveis diretos pelos acidentes e mortes nas ruas e rodovias.

Jogaram a culpa nos administradores, por ineficiência, pela demora da instalação dos quebra-molas, colocaram a população contra os mesmos. Fizeram com que os técnicos que realmente entendem de transito sofressem pressões. E, adivinha o que aconteceu… Instalam os quebra-molas. E o outro lado? Ouviram os motoristas? Sinalizaram com eficiência os famigerados e tão “necessários” quebra-molas?

Em Arcos/MG próximo a uma balança, foram instalados 2 quebra-molas que para um motorista está muito mal sinalizado. O mesmo ajudou o DER com recursos de informação extras.

As lombadas são obstáculos utilizados com a finalidade de reduzir a velocidade de circulação de veículos. São utilizadas em ruas e nas rodovias.  Quando mal sinalizados causam também acidentes. E isso tem acontecido. É muita pretensão querer evitar a morte de pessoas da nossa região e não se preocupar com mortes de motoristas visitantes.

Uma placa diferente eu vi em Bom Despacho.

“Atenção Motoristas: Aqui não temos quebra-molas, temos crianças!”

O que falta hoje em dia é educação. Onde grande maioria das leis não são respeitadas como limites de velocidade, dirigir sem habilitação, dirigir embriagado, som com volume estridente…

Estamos cansados de ouvir que cadeia não corrige o cidadão. E querem corrigir o motorista infrator com artifícios que prejudicam os motoristas educados e os mal educados. Brasilsilsilllllll

Quando os acidentes começaram a acontecer devido aos quebra-molas pensei, o que está errado? Tirem suas próprias conclusões!

Robson Moraes Almeida
robson@lagoadaprata.com