Vacina contra HPV já está disponível nas unidades de Lavras

Já está disponível nas unidades de saúde de Lavras a vacina contra o HPV. A novidade este ano é inclusão pelo Ministério da Saúde da vacinação de meninos na faixa etária de 12 e 13 anos.

A estratégia tem como objetivo proteger contra o câncer de pênis, colo do útero, garganta e ânus, que estão diretamente relacionados ao HPV. Por isso, a importância de vacinar tanto meninas quanto meninos. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

A expectativa das autoridades de saúde do Brasil é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 e 26 anos vivendo com HIV/Aids, que também passarão a receber as doses.

O Brasil é o primeiro país da América Latina e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunização. O Ministério da Saúde passou a disponibilizar a vacina para meninos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A faixa etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão vacinados meninos de 9 até 13 anos.

*Prefeitura de Lavras

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias