UFLA tem 15 cursos estrelados no Guia do Estudante 2016 – 9 receberam cinco estrelas

Administração, Administração Pública, Agronomia, Educação Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia: são cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que receberam cinco estrelas na avaliação do Guia do Estudante, publicação da Editora Abril que começa a circular nas bancas a partir do dia 14 de outubro (14/10). Trata-se de uma relação com as avaliações dos melhores cursos de graduação de todo o País, incluindo instituições públicas e privadas.

De 15 cursos avaliados, além dos nove cursos considerados pela avaliação como excelentes, cinco outros cursos receberam quatro estrelas, considerados cursos ótimos e altamente recomendados pela publicação como os melhores do País: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos e Sistemas de Informação.

Participaram desta avaliação cerca de duas mil instituições de ensino superior do País, com aproximadamente 30 mil cursos. A pesquisa atribui estrelas às graduações – 5 estrelas (excelente), 4 estrelas (muito bom) e 3 estrelas (bom) – a fim de apontar aos vestibulandos os melhores cursos do país.

Para o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes, os cursos da UFLA destacam-se pela infraestrutura, pela formação dos docentes e pelo grande envolvimento em atividades de pesquisa e extensão, com oportunidades de participação em estágios e em programas de pesquisa desde a iniciação científica. Ele também credita o desempenho aos professores, coordenadores, estudantes,  técnicos-administrativos e gestores.

Apesar de não ser uma avaliação oficial, a conquista dessas estrelas vem confirmar o desempenho da UFLA em indicadores oficiais como o Índice Geral de Cursos, do Ministério da Educação, que destaca a Universidade entre o seleto grupo das instituições de excelência.

Exemplo 5 estrelas

O curso de Administração Pública foi avaliado pela primeira vez e já conquistou as cinco estrelas de excelência. Para o coordenador do curso, professor Denis Renato de Oliveira, trata-se do reconhecimento de um trabalho dedicado e sério do corpo docente para a construção de um curso de excelência.

“Para além dos critérios de produção científica, extensão e infraestrutura avaliados, deve-se destacar o pioneirismo”, destaca o professor, que explica que o curso da UFLA é pioneiro ao propor a reformulação da grade curricular, após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) próprias para os cursos do campo de públicas, o que permitiu o equilíbrio no percentual de disciplinas obrigatórias em três eixos: gerencial, social e político e econômico e financeiro. “Isso tem garantido aos discentes uma visão mais abrangente e crítica, que contempla não apenas aspectos técnicos, mas a dimensão política, fundamental para a formação desse tipo de profissional”, reforçou.

Critérios de Avaliação

O processo de avaliação conta com a participação dos coordenadores dos cursos de graduação, que preenchem um questionário eletrônico com dados específicos de cada curso. A partir de 2016, os pareceristas avaliaram cada curso sob três aspectos – projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura – atribuindo um conceito/nota para cada aspecto. A nota final de cada parecerista para cada curso é a média desses três conceitos.

Em seguida, estas informações são repassadas a cerca de oito mil pareceristas – avaliadores credenciados, professores, coordenadores e especialistas de cada área. Esses profissionais classificam os cursos conforme os conceitos: excelente, muito bom, bom, regular, ruim e “prefiro não opinar”. Também é considerado o desempenho do curso nos últimos cinco anos, resultando em um conceito representado por estrelas.

A partir de 2016, a nota final do curso, chamada de média móvel, incorporou o desempenho de notas nas duas avaliações dos anos anteriores, atribuindo diferentes pesos a cada ano: peso 3 ao último ano (2016), peso 2 ao penúltimo ano (2015) e peso 1 ao antepenúltimo ano (2014).

É importante ressaltar que são considerados os cursos de bacharelado e os que oferecem os graus acadêmicos de bacharelado e licenciatura simultaneamente. Entre as licenciaturas, apenas os cursos de Educação Física e Pedagogia são avaliados. Além disso, somente os cursos que têm turma formada há pelo menos um ano são elegíveis.

As estrelas que cada curso recebe é resultado da média das notas recebidas pelos pareceristas. Assim que a pesquisa termina, a planilha com as notas dos pareceristas é encaminhada para estatísticos que atuam com pesquisa de opinião e prestam consultoria à Avaliação do GE. Vale lembrar que, por se tratar de uma pesquisa de opinião, os resultados refletem, sobretudo, a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias