UFLA é a 8ª melhor universidade pública do Brasil e 2ª de Minas Gerais segundo Guia do Estudante

06/11/2018

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está novamente entre as melhores universidades públicas do País na avaliação do Guia do Estudante, classificada como a 8ª do Brasil e a 2ª de Minas Gerais. Além disso, a Instituição está entre as três melhores universidades na área de conhecimento Ciências Agrárias e da Terra.

A UFLA teve um total de 22 cursos avaliados neste ano. Administração (Bacharelado), Agronomia (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Licenciatura), Engenharia Agrícola (Bacharelado), Engenharia Ambiental e Sanitária (Bacharelado), Engenharia de Alimentos (Bacharelado), Engenharia Florestal (Bacharelado), Letras (Licenciatura), Medicina Veterinária (Bacharelado), Nutrição (Bacharelado), Química (Licenciatura), Sistemas de Informação (Bacharelado) e Zootecnia (Bacharelado) foram os cursos classificados com nota 5 (que equivale a excelente). Receberam nota 4 (muito bom) os cursos: Administração Pública (Bacharelado), Ciência da Computação (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado), Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado), Filosofia (Bacharelado), Física (Bacharelado), e Matemática (Bacharelado).

Em sua 28ª edição, o Guia do Estudante avaliou mais de 17 mil cursos de graduação de 1679 instituições de ensino. A avaliação é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). Além de constituir um importante instrumento para a seleção do curso e da instituição, o objetivo da avaliação é valorizar e reconhecer a excelência no ensino e fomentar a busca por melhorias. É importante salientar que a premiação busca equalizar a qualidade dos cursos da instituição (que podem ser 5, 4 ou 3 estrelas) com a quantidade de cursos disponíveis. Para o Guia do Estudante, identificar as melhores universidades não consiste apenas em somar a quantidade de cursos estrelados (ainda que cada estrela tenha um peso diferente), mas sim considerar o quanto isso (a qualidade) representa em relação à quantidade de cursos oferecida e avaliada. Assim, foi estabelecida uma fórmula que permite pontuar as instituições, de modo a identificar as melhores.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, estar novamente no seleto grupo de universidades de excelência é motivo de imenso orgulho e reconhecimento da dedicação de toda a comunidade acadêmica. “Esse resultado é fruto do trabalho de toda a comunidade de docentes, técnicos e discentes, que se esforçam ao máximo em todas as suas atividades. É muito gratificante para quem dirige a Universidade perceber que a comunidade tem extremo comprometimento em tornar a UFLA uma das melhores instituições do País”, destaca o reitor.

O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes, também destaca que a UFLA se mantém há quase uma década entre as dez melhores universidades do Brasil, segundo os indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inpe/MEC). “Além disso, tem figurado entre as melhores no Guia do Estudante, uma publicação muito consultada por jovens que buscam referências sobre cursos e instituições. Os resultados são consequência de muita dedicação de toda a comunidade acadêmica, de investimento massivo em formação de pessoas e em infraestrutura, bem como de estratégias competentes de gestão. Os coordenadores de cursos, colegiados, docentes, técnicos e estudantes de graduação estão de parabéns por mais esse reconhecimento da excelência praticada na UFLA”, salienta o pró-reitor.

 

*Ascom UFLA

Você também pode gostar