Transparência da Cemig na divulgação de informações socioambientais é destaque nacional

11 de julho de 2015

O Sistema de Informação da Qualidade da Água (Siságua), da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, é um dos 20 melhores cases de sustentabilidade do País, de acordo com o Programa Benchmarking Brasil, que que reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras.

O Siságua, que coleta e divulga a todos os interessados as informações sobre a qualidade da água nas bacias e rios de Minas Gerais, onde a Cemig possui usinas, concorreu com outros 200 cases de sustentabilidade, avaliados por metodologia reconhecida pela ABNT, e ficou em 20º lugar.

Este reconhecimento reforça o compromisso da Cemig com a sustentabilidade e com a transparência na divulgação dos dados relacionados à gestão da água em seus reservatórios e bacias hídricas. Há 15 anos no Índice Dow Jones de Sustantabilidade, a Cemig é a única empresa do setor elétrico da América Latina a fazer do índice desde a sua criação.

Siságua
O Siságua é um sistema de informação da qualidade da água, que gerencia importantes aspectos dos reservatórios da Companhia, divulgando informações para toda a sociedade. O sistema está disponível em três ambientes: internet, intranet e extranet. Os profissionais envolvidos no monitoramento da água entram com os dados resultantes de análises, e a população pode tomar conhecimento de quais são as condições da qualidade da água dos reservatórios das usinas da Cemig.

O sistema está disponível para a população desde 2010 e, mais recentemente, ganhou o filtro geográfico por meio do qual é possível identificar os pontos exatos onde há o monitoramento da qualidade da água.

Para os pesquisadores da Cemig, o sistema foi um grande avanço na consistência das informações, que são inseridos próximo ao local da coleta com a inclusão dos dados na versão extranet do sistema. “Esse processo deixa o sistema muito mais confiável e atualizado, permitindo à Cemig entrar em ação antes que haja qualquer problema”, ressalta o diretor de Geração e Transmissão da Cemig, Franklin Moreira Gonçalves.

A população tem acesso aos indicadores de cores para a qualidade da água nos diversos pontos de medição. O azul indica o melhor estado da água, passando pelo verde, amarelo e vermelho, que indica o estado mais crítico. No ano passado, a versão do Siságua para Internet teve 5.000 visualizações. O Siságua está disponível no link: http://www.cemig.com.br/sag/

Programa Benchmarking Brasil
Em sua 13ª edição, o Programa Benchmarking Brasil é considerado um dos mais respeitados selos de sustentabilidade do País pela sua abrangência, transparência e independência. Além disso, representa um serviço de utilidade publica à medida que informa a sociedade o “modus operandi” das organizações para com as questões socioambientais. “O selo mostra a sustentabilidade aplicada no dia a dia da empresa muito além da teoria e do discurso”, ressalta o superintendente de Gestão Ambiental da Geração e Transmissão da Cemig, Ênio Marcus Brandão Fonseca.