Testes rápidos de AIDS marcarão Dia Mundial de combate à doença em Lavras

 

O Dia Mundial de Combate a AIDS, marcado para acontecer na próxima terça-feira, dia 1 º, será lembrado de forma inédita em Lavras este ano. Isso porque qualquer pessoa que deseje realizar um teste rápido da doença poderá fazê-lo na cidade.

Inaugurado em julho desse ano pela Secretária Municipal de Saúde, o Centro de Tratamento e Acolhimento (CTA) para portadores de HIV, Hepatites (C e D) e Sífilis, passou a oferecer o teste de forma rápida, segura e eficiente. O órgão funciona na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – avenida Ernesto Matiolli, 885, zona sul da cidade.

O paciente que passa pelo teste é acompanhado por uma equipe composta por enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais antes e depois do procedimento. O resultado é divulgado em 20 minutos. O serviço é gratuito e funciona mediante agendamento, que pode ser feito no local ou através do telefone 3821-5177.

Além do teste rápido, o CTA tem realizado também a distribuição de 16 mil preservativos masculinos e 300 femininos nos Posto de Saúde da Família (PSFs) de Lavras para lembrar a data. Dados divulgados pelo órgão revelam que o município atendeu 222 pessoas portadoras de HIV este ano. Foram registrados 38 casos novos da doença nos últimos doze meses.

Segundo o CTA, 204 pessoas são acompanhadas pelo programa de tratamento, sendo que 185 delas fazem uso de medicamentos de combate ao vírus HIV, os chamados antirretrovirais, e outras 19 não utilizam o produto. Dos 185 pacientes, 119 são homens e 66 mulheres. Em 2015 foram registrados oito óbitos, sete transferências e três abandonos de tratamento pelo órgão.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias