Lavras,
02/09/2014 18:16
25, novembro 2010 - 19:40:26

TERRA DE MINAS: FAZENDAS E SABORES

Livro resgata histórias de fazendas mineiras e mostra curiosidades e receitas

Valorizar a história de Minas Gerais. Foi com esse objetivo que os autores Patrícia Soutto Mayor e Clesio Barbosa escreveram o livro Terra de Minas: Fazendas e Sabores, que será lançado no próximo dia 30 de novembro às 20h no Museu Abílio Barreto. Com apresentação do músico Fernando Brant e do governador Antônio Anastásia, o livro é resultado de dois anos de pesquisa e viagens pelo estado.

O projeto nasceu da curiosidade dos autores, mineiros que reconhecem nos conterrâneos a acolhida e um jeito peculiar de ser. “Durante a nossa pesquisa, essas características só se reforçaram. O mineiro tem uma personalidade particular”, afirma Patrícia Soutto Mayor. Os autores que percorreram cerca 9.100 km, salientam a importância da publicação, onde é resgatado a memória dos personagens de cada região

Além da história de cada fazenda, o livro trás ainda receitas que fogem da obviedade. O gosto pela simplicidade das preparações, evoca a qualidade dos preparos; a sofisticação dos temperos, a delicadeza da doçaria. A isso, mistura as histórias das famílias.

De norte a sul, Minas Gerais e suas fazendas desenham várias histórias. Com tantos causos e pratos deliciosos e com tanta diversidade não é difícil entender porque os diferentes sotaques da Terra de Minas.