Sonômetro é testado nas estradas mineiras

Mais de 950 policiais rodoviários federais reforçam a fiscalização nas estradas mineiras para garantir a segurança de quem vai viajar neste feriado prolongado de Semana Santa. Além dos bafômetros, um aparelho que mede o nível de cansaço dos motoristas, o chamado sonômetro, está sendo testado.

O equipamento foi desenvolvido por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UGMG). Ele consiste em uma plataforma, semelhante a uma balança, que capta a falta de estabilidade do motorista. Um programa de computador transforma isso em dados e em um gráfico. Quanto mais as linhas ficarem espalhadas, maior o sono.

O sonômetro ainda está em fase de testes e a polícia não pode multar ninguém com os resultados dele. A função é educativa.

De acordo com o Ministério da Saúde, das 50 mil pessoas que morrem todo ano em acidentes no Brasil, quase nove mil perdem a vida porque dormiram ao volante. O sonômetro pode ajudar a identificar o nível de cansaço dos motoristas em uma blitz, por exemplo, para que eles não sigam viagem correndo risco.

Em Minas Gerais, no ano passado, 233 pessoas ficaram feridas e 13 morreram em acidentes no estado durante a Semana Santa.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias