Solenidade de Aniversário de 243 anos da PMMG

15/06/2018

Na última quarta, dia 13 de junho de 2018, ocorreu no pátio principal da Guarnição Policial Militar de Lavras a solenidade em comemoração ao 243º aniversário da Polícia Militar de Minas Gerais e ao Dia do Pessoal da Reserva e Reformado.

O Comandante Regional, Coronel Leander Tostes de Castro Souza, presidiu a solenidade, que teve a presença de prefeitos, representantes de Câmaras Municipais, dentre outras autoridades civis e militares.

A Polícia Militar, cujas origens históricas remontam ao ano de 1775, comemorou mais um ano de existência no dia 9 de junho, data de criação da mais antiga fração de tropa paga de Minas Gerais, destinada à atividade de segurança pública, completando, em 2018, os seus 243 anos.

A 6ª RPM, sediada em Lavras/MG, criada através do Decreto-Lei nº 25.381, de 27 de janeiro de 1986, tinha responsabilidade pela segurança pública em todo território Sul Mineiro e hoje responde por 44 municípios da região.

O tema deste ano para a cerimônia de aniversário da PMMG em todo o Estado de Minas Gerais é “Polícia Militar: 243 anos cultivando valores, para melhor proteger você”!

Inicialmente, o Capitão Vanildo Antônio Mesquita, Comandante da Companhia de Desfile, realizou a apresentação do disposto de solenidade e solicitou autorização ao Coronel Tostes, Comandante da 6ª RPM, para início das atividades comemorativas.

Passou-se à execução do Hino Nacional e à leitura da Nota do Comandante-Geral da PMMG e a Ordem do Dia do Pessoal da Reserva e Reformado da União dos Militares de Minas Gerais, alusivas à data.

Na sequência, foi realizado o compromisso à Bandeira do Brasil pelo os oficiais recém-promovidos ao primeiro posto.

Em seguida, foram diplomados os colaboradores beneméritos da Polícia Militar, agraciados militares da ativa e reformados com a entrega de medalhas do Mérito “Coronel Fulgêncio de Souza Santos”, do Dever Cumprido, Mérito Profissional e a mais alta comenda da PMMG, a Medalha Alferes Tiradentes.

A medalha de Dever Cumprido foi instituída pelo decreto 31.763, de 30 de agosto de 1990 e destina-se a agraciar oficiais e praças da polícia militar, sócios da união dos militares do Estado de Minas Gerais, que tenham prestado 30 anos de serviço e completados 30 anos de inatividade.

A medalha do Mérito “Coronel Fulgêncio de Souza Santos” foi instituída através do decreto 24.973, de 26 de setembro de 1985, destina-se a agraciar participantes da revolução de 1932, bem como personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes à União dos Militares do Estado de Minas Gerais.

A medalha de Mérito Profissional foi criada através da lei número 5.532 de 23 de setembro de 1970, pelo Governador do Estado e destina-se a galardoar atos de bravura ou ações meritórias praticadas por servidores da Polícia Militar.

A medalha Alferes Tiradentes é a principal comenda da Polícia Militar de Minas Gerais. A condecoração é destinada a distinguir e galardoar policiais militares, personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços à corporação.

A solenidade encerrou-se com o canto pela tropa da Canção da Polícia Militar, que foi acompanhada pela Banda de Música, e com o desfile militar da tropa, do grupamento motorizado e dos alunos do Colégio Tiradentes, que emocionou os presentes.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL/6ª RPM

Você também pode gostar