Semana do Peixe incentiva o consumo do pescado em todo o país

Começou  em todo o país a XIV Semana do Peixe, com o tema “Saúde e Sabor”. A campanha nacional reúne a cadeia produtiva do setor e conta com o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Agrário (Seda), Emater-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além das instituições que integram o programa + Gastronomia.

O objetivo da Semana do Peixe, que vai até o dia 15 de setembro, é fomentar o consumo de pescado no Brasil e divulgar os benefícios deste alimento.

A campanha incentiva ações promocionais no varejo, na rede de food service (restaurantes, bares e feiras livres), além de eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação de material promocional e educativo (receitas, melhores formas de preparo, como selecionar o peixe) junto ao consumidor final, promoções em insumos, serviços e equipamentos, dentre outras ações.

“Estamos felizes em participar pelo terceiro ano consecutivo da Semana do Peixe. Nesta edição, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (Seda) ampliou sua atuação para fomento da cadeia produtiva do pescado com várias ações na capital e no interior de Minas Gerais. Essa mobilização do Governo de Minas Gerais, em parceria com diversas instituições envolvidas nessa cadeia produtiva, é importante para garantir mais acesso da população ao pescado e também gerar emprego e renda no setor, além de promover uma alimentação saudável e nutritiva para mineiros e mineiras”, diz o secretário da Seda, Professor Neivaldo.

Minas Gerais ocupa o 9º lugar na produção nacional aquícola, com volume aproximado de 26 mil toneladas de pescados por ano, sendo que a tilápia responde por mais de 90% do volume total.

Além disso, o estado é referência nacional na criação de peixes ornamentais (que já são exportados até para o Japão) e acompanha a tendência nacional de crescimento da atividade aquícola.

“A produção de tilápias foi a atividade agropecuária que mais cresceu em Minas com aumento de 38% enquanto a produção de carne bovina, por exemplo, registrou crescimento de 0,26% em 2015 na comparação com o ano anterior. Minas Gerais ainda tem um grande potencial de crescimento na atividade”, afirma o secretário da Seapa, Pedro Leitão.

Extensão e Pesquisa

A Emater-MG desenvolve uma série de trabalhos com piscicultores do estado. As ações da empresa consistem em auxiliar na organização da cadeia produtiva, no manejo sustentável da atividade econômica e dos campos da produção. A empresa também presta assistência no acesso ao crédito e às demais políticas públicas e parcerias privadas que garantam o crescimento e desenvolvimento da atividade em Minas Gerais.

“O pescado é uma proteína importante para segurança alimentar e nutricional. A piscicultura é ainda uma atividade relevante na geração de renda para muitas famílias. Por isso, a Emater-MG incentiva a produção sustentável de peixes, orientando produtores e beneficiadores quanto ao manejo correto, oportunizando o acesso ao crédito e à comercialização, além do suporte para regularização ambiental e sanitária. Trabalho que também reflete na qualidade do alimento que chega à mesa dos consumidores”, destaca o presidente da Emater-MG, Glenio Martins.

As pesquisas em piscicultura realizadas pela Epamig incluem a avaliação zootécnica de espécies nativas de importantes bacias de Minas Gerais; seleção e melhoramento de espécies; e diagnósticos sobre os principais polos de produção. Também são avaliados os impactos ambientais e econômicos causados pelos diferentes sistemas de produção, especialmente de tilápia do Nilo, a principal espécie cultivada no estado.

 

*Agência Minas

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias