Secretaria Municipal de Saúde de Ijaci aposta na prevenção de doenças

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Ijaci investe na prevenção de doenças reemergentes, como TUBERCULOSE E HANSENÍASE, que estão retornando e se proliferando. A Coordenadora de vigilância em Saúde do município de Ijaci, IZABELA GATINI, que tem participado de treinamentos especializados na área, está fazendo palestras em empresas e entidades do munícipio para conscientizar os funcionários e diretores das empresas e entidades sobre a importância daPREVENÇÃO de tais doenças.

Os funcionários atuam como multiplicadores no processo de prevenção dessas moléstias que trazem risco à saúde e à vida das pessoas.

TUBERCULOSE

A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Bacilo de Koch (BK) que, geralmente, afeta os pulmões, mas que pode afetar qualquer outra área do corpo, como os ossos, intestino ou bexiga. No geral, esta doença causa sintomas como cansaço, falta de apetite, suores ou febre, mas de acordo com o órgão afetado, pode ainda causar outros sintomas específicos como tosse com sangue ou perda de sangue.

HANSENÍASE

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen. É uma das doenças mais antigas, com registro de casos há mais de 4000 anos, na China, Egito e Índia. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, visando que a doença deixe de ser um problema de saúde pública. Atualmente, os países com maior detecção de casos são os menos desenvolvidos ou com superpopulação. Em 2016, o Ministério da Saúde registrou no Brasil mais de 28.000 casos novos da doença.

Isac Maurício Ferreira
Funcionário da empresa Cal Santa Helena, Ijaci-MG

“Realizamos a 16ª SIPAT, evento para a conscientização sobre a segurança. Trouxemos vários profissionais da saúde, porque queremos levar a consciência do perigo, causas e tratamento dessas doenças para os nossos profissionais.”

Elisabete A. Evangelista Fonseca
Proprietária da empresa

“O profissional convidado traz o conhecimento, através da palestra e os funcionários passam a realidade de suas casas e a gente tenta aprimorar as necessidades de higiene, meio ambiente do trabalho e proteção auditiva para trabalharem e viverem com segurança e melhor qualidade de vida.”

Izabella Gattini
Coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Ijaci

“A palestra aproxima a gente da população, porque temos que conhecer a realidade de cada comunidade para atuar nas prioridades de saúde. Atuamos na prevenção dessas doenças reemergentes:Hanseníase e Tuberculose. Tivemos casos de Tuberculose, que estão sendo tratados e alguns já com alta por cura e não há casos de Hanseníase no município de Ijaci.”

“Quem ouve a nossa mensagem vais se tornar um multiplicador da informação para evitarmos essas doenças, que estão retornando ao país, mas queremos fechar as portas para elas na região, via informação preventiva sobre riscos, formas de contágio e tratamento.”

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias