São João del Rei é a mais hospitaleira do país, segundo Airbnb

1 de outubro de 2017
S ão João del Rei registrou aumento de 145% nas chegadas de hóspedes (Jornal O Tempo)

Uma reportagem do Jornal “O Tempo” destacou o primeiro lugar de São João del Rei no ranking com os destinos mais hospitaleiros do Brasil.

De acordo com a matéria, a plataforma de compartilhamento de lares Airbnb divulgou nessa quinta-feira (28),  a lista onde a campeã  é a cidade que fica na região de Campo das Vertentes, seguida por Penha, em Santa Catarina, e Teresópolis, no Rio de Janeiro. O levantamento é baseado nas classificações cinco estrelas creditadas por seus usuários aos anfitriões nos últimos 12 meses.

Parte do circuito de cidades históricas de Minas, São João del Rei “não atrai turistas apenas por aliar seu colorido lindo, arquitetura, artistas e gastronomia, mas por ser aconchegante, e o mineiro, especial”, diz Eliane Agostini Monteiro, superhost que recebe hóspedes em duas suítes disponíveis em sua casa.

“Somos hospitaleiros e alegres. Isso é uma coisa particular e natural do nosso povo e contagia a todos que nos visitam”, diz. Além de conhecer as atrações do centro histórico com as lembranças do Brasil Colônia, como casarios, igrejas e museus, Eliane sugere também que o viajante desbrave as cidades vizinhas. “Estamos rodeados de destinos riquíssimos como Tiradentes, com seu festival gastronômico, Carrancas, com belas cachoeiras, Bichinho e seu artesanato, Resende da Costa e a arte têxtil entre outras” enumera.

Para a superhost Alzirah Agostini Haddadt, a Zhi, que já recebeu mais de 200 pessoas desde que se cadastrou na plataforma em 2014, o segredo é se colocar no lugar do outro. “Eu recebo meus hóspedes como gostaria de ser tratada. Também tento sempre escutar o que eles dizem e me aperfeiçoar, pois são coisas simples que fazem a diferença, como um ambiente limpo, um livro interessante, uma cartinha com dicas do que fazer no destino. Já viajei para outros países e recebi essa atenção, por isso queria fazer a mesma coisa por outras pessoas na minha cidade”, afirma.

A cidade registrou um aumento de 145% nas chegadas de hóspedes no último ano e de 124% no número de anúncios na plataforma no mesmo período, segundo a Airbnb.

Segundo lugar no ranking, Penha localiza-se no litoral norte de Santa Catarina. É um destino bastante conhecido pela proximidade com um grande parque temático. Além disso, conta com 19 belas praias e uma gastronomia típica com base nos frutos do mar. Em terceiro lugar entre as mais hospitaleiras do Brasil fica Teresópolis, no Rio de Janeiro. O destino é conhecido pelo ecoturismo, em especial pelo montanhismo, e conta com diversos atrativos naturais, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Ranking

1 – São João del Rei (MG)
2 – Penha (SC)
3 – Teresópolis (RJ)
4 – Bento Gonçalves (RS)
5 – Piumhi (MG)
6 – Florianópolis (SC)
7 – Resende (RJ)
8 – Vitória (ES)
9 – São J. dos Campos (SP)
10 – Caxias do Sul (RS)

 

*O Tempo