Rio Grande: Lavras voltará a sediar seminário da Agência Nacional de Águas

 

 

Está sendo realizada, este mês, a segunda rodada de seminários regionais do Plano Integrado de Recursos Hídricos da bacia hidrográfica do rio Grande – PIRH bacia do rio Grande. Já foram feitos encontros em Ribeirão Preto/SP e Uberaba/MG. Os próximos eventos serão realizados no período de 24 a 26 de abril, em Passos, Lavras e Pouso Alegre, Minas Gerais.

O seminário regional em São José do Rio Preto, São Paulo, será realizado no dia 3 de maio. Em Lavras, ele acontecerá no Anfiteatro 1 do Núcleo de Educação Continuada da Universidade Federal de Lavras (Ufla) no dia 25,  a partir das 13h30.

Nos eventos será apresentado ao CBH Grande, aos comitês das bacias afluentes e à sociedade o Manual Operativo – MOP, uma ferramenta criada pelos técnicos que elaboraram o PIRH e pela Agência Nacional de Águas – ANA como um novo subsídio de apoio à implementação dos planos de recursos hídricos. O manual foi elaborado a partir da constatação de que os comitês e agências de bacia se deparam com dúvidas de como proceder para colocar em prática as ações de um plano de bacia, assim que o documento é finalizado.

O MOP constitui um plano operacional que estabelece, para um conjunto de 21 ações prioritárias propostas pelo PIRH bacia do rio Grande, o roteiro básico para a sua implementação durante os três primeiros anos do horizonte do Plano, ou seja, para o curto prazo. O manual define os responsáveis, os procedimentos necessários, os pré-requisitos e os resultados intermediários e finais esperados de cada uma dessas ações. O documento é constituído por fluxogramas que indicam os caminhos a serem seguidos para a operacionalização de determinada ação, e permite o acompanhamento de seu desenvolvimento por meio de uma ferramenta auxiliar chamada de “curva de avanço”, que demonstra a evolução e o andamento da ação no período previsto, a partir de indicadores associados às metas propostas.

Além dos seminários regionais, o PIRH e o MOP serão apresentados na próxima reunião plenária do CBH Grande e em encontros de divulgação, nos próximos meses. Com isso, pretende-se dar ampla distribuição e acesso ao Plano e a seus instrumentos de apoio entre os atores institucionais e sociais direta e indiretamente interessados no assunto.

O Plano Integrado de Recursos Hídricos da bacia hidrográfica do rio Grande foi aprovado em 14 de novembro de 2017, em reunião plenária do CBH Grande.

Mais informações sobre o PIRH bacia do rio Grande podem ser obtidas nos endereços eletrônicos https://www.cbhgrande.org.br/ ou http://pirhgrande.ana.gov.br/ .

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias