Público de festival literário cresce 400% em 10 anos em Poços

Em 10 anos, Flipoços reúne novos escritores e grandes nomes da literatura (Foto: Jéssica Balbino/ G1)
Em 10 anos, Flipoços reúne novos escritores e grandes nomes da literatura (Foto: Jéssica Balbino/ G1)

 

Pelo menos 50 mil pessoas são esperadas para os 10 anos do Festival Literário de Poços de Caldas (MG), o Flipoços, que tem início no dia 25 de abril. A edição deste ano deve receber 50 expositores, 100 palestrantes convidados e terá mais de 80 mil títulos de livros à venda.

A primeira edição do evento foi realizada no Espaço Cultural da Urca, e após passar por outras sedes, há alguns anos retornou para o espaço original. Contudo, foi necessária uma ampliação do espaço usado pela feira, já que em uma década, o Flipoços reúne um público cinco vezes maior, passando de 10 para 50 mil pessoas. O número de expositores também saltou de 30 para 50 em uma década.

Além disso, o evento conta com uma programação paralela, com eventos no Terminal Rodoviário de Linhas Urbanas, saraus, rodas de conversas, entre outros atrativos que prometem movimentar a cidade durante nove dias.

O encontro mantém o que já é tradição em edições anteriores, que são os ciclos e datas destinadas a temas específicos, como gastronomia, educação, saúde, periferia, religião, autoajuda, jornalismo, esporte e ainda uma área destinada ao público infanto-juvenil.

Com a temática “A literatura como resgate da velha infância”, o evento tem como patrono este ano o escritor infantil Ziraldo. Os homenageados são Tatiana Belinsky, uma das mais importantes escritoras de obras infanto-juvenil do Brasil, tendo publicado mais de 250, e Lygia Braga Westin Romanelli, como a escritora sulfurosa (de Poços de Caldas, a cidade das águas).

A extinta livraria “Vida Social”, o estado de Minas Gerais e o país de Portugal também são homenageados nesta edição de 10 anos do evento.

“A ideia é incentivar as crianças a descobrirem na leitura uma forma de se tornarem adultos mais cultos e sadios. Ao mesmo tempo, espera-se convocar os adultos para que se lembrem dos tempos de infância, em que ter um bom livro às mãos também era um momento de muita alegria”, explica Gisele Corrêa Ferreira, organizadora do Flipoços, sobre o tema deste ano.

 

Ler mais

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias