Projeto Empreendedorismo na Escola rende frutos em Lavras

Um projeto pioneiro em Lavras tem ajudado os jovens a descobrir o valor da cidadania. Trata-se do projeto “Empreendedorismo nas Escolas”, que tem como objetivo levar aos alunos das escolas públicas e municipais de Lavras a temática empreendedorismo.

O projeto visa conscientizar pequenos cidadãos e futuros eleitores de como é possível se relacionar com o governo de forma mútua e entender que essa relação é uma “via de mão dupla”. O projeto é composto por dois momentos, o primeiro encontro é baseado em uma aula teórica sobre o tema e o segundo é aplicado uma aula prática, com uma dinâmica, para a sistematização do conhecimento dos alunos.

De acordo com a coordenadora do projeto, Daniela Meirelles Andrade, o projeto segue dando os seus passos e com isso mais duas escolas foram beneficiadas, O Colégio Nossa Senhora de Lourdes  e Escola Municipal Itália Cautiero Franco (CAIC).

“Nós atendemos duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, totalizando em 47 crianças atendidas. Em seguida, uma turma do 9º ano, da escola Nossa Senhor de Lourdes, composta por 27 alunos foi também beneficiada com o projeto, onde exibimos o significado do empreendedorismo e, de que forma o jovem pode auxiliar o setor público em seu desenvolvimento, gerando melhorias sociais”, afirmou Daniela.

As atividades são feitas pelas professoras Luanda Gomide, Daniela Meirelles Andrade, Letícia Barbosa e Lara Alvarenga da Silva. No primeiro encontro, elas expõem aos alunos o que é o empreendedorismo, suas tipificações e onde ele atua na sociedade.

“Mostramos também o perfil de um empreendedor e a forma como nós cidadãos, podemos ser empreendedores e melhorar a relação Governo-Sociedade. Por fim, aplicamos uma Dinâmica, que permite que os alunos resolvam problemas sociais entre eles: como posso auxiliar o meu bairro a tapar os buracos na rua? Como promover a participação social em meu município? Com isso, eles aprendem na prática como é ser um empreendedor social, sistematizando o conhecimento teórico aplicado”, disse Luanda Gomide.

Segundo o grupo, a meta para os segundo semestre deste ano é atingir em torno de 400 alunos, contemplando também as escolas rurais do município, levando o aprendizado do empreendedorismo e buscando mostrar aos alunos os benefícios que esse conhecimento possibilita ao longo de suas vidas.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias