Projeto de ampliação da Santa Casa para tratamento oncológico é apresentado à comunidade

09/06/2018
O provedor da Santa Casa Dr Marciel durante e explicação sobre o projeto (Foto: Lavras 24h)

 

A Santa Casa de Lavras realizou na noite desta sexta-feira (08), uma solenidade para apresentar à comunidade o seu projeto de ampliação de serviços.

O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas, civis e militares, entre elas, a deputada federal Dâmina Pereira,  prefeitos da região, vereadores, médicos, membros de diversas entidades e imprensa. Na ocasião, o provedor da Santa Casa, o médico Dr. Marciel Pierangeli,  explicou sobre o projeto de expansão que será realizado em um anexo (ao lado da Igreja Matriz de Sant’Ana) onde funciona atualmente o setor de hemodiálise da Santa Casa.

O novo prédio será construído em uma estrutura de aço e DryWall, e terá a princípio 4 andares, com base para suportar 8.  No subsolo, vai ser  instalado o setor de radioterapia, com estacionamento; já no térreo funcionará o pronto socorro adulto e pediátrico; e nos andares acima, o setor de quimioterapia, os Centros De Tratamento Intensivo (CTI), e a maternidade que já exitem no prédio antigo serão ampliados. A estimativa de acordo com Dr Marciel,  é de que as obras comecem assim que o setor de hemodiálise seja transferido para outro o bairro Cidade da Serra (já está em fase de construção),  com previsão de término em no mínimo 3 anos. 

O setor de quimioterapia da Santa Casa funciona há 16 anos atendendo planos de saúde.  O provedor do hospital  espera que assim que estiver pronta toda estrutura, possa ser solicitado o pedido de credenciamento  pelo Sistema Único de Saúde para atender Lavras e cidades do entorno ” Tão logo consigamos o credenciamento, teremos o mesmo tratamento para SUS e convênios”, garantiu o provedor.

Os recursos orçamentários para o início das obras foram disponibilizados pela deputada lavrense Dâmina Pereira, no montante de mais de R$ 9 milhões, além de recursos próprios da Santa Casa. A parlamentar  disse durante a apresentação que este é um sonho antigo e que a vinda do tratamento oncológico credenciado pelo SUS é uma necessidade para Lavras. Doutor Marciel lembrou que o processo de credenciamento não é fácil e que é preciso unir forças políticas da região com  apoio da população para conseguir o atendimento.