Procura por vacina da gripe nos postos de vacinação de Lavras é tranquila

20 de abril de 2017
influenza 1

 

Começou na última segunda-feira, dia 7, campanha de vacinação contra a influenza. Os lotes da vacina estão disponíveis nos Postos de Saúde da Família (PSF’s) de Lavras. A reportagem do Lavras 24 Horas visitou três postos essa semana. Por enquanto, a procura pela vacina é tranquila na cidade.

Terão prioridade para receber a vacina contra a gripe as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), trabalhadores da área de saúde, pessoas acima de 60 anos, doentes crônicos e professores atuantes que dão aula para crianças acima de 5 anos até faculdade.

Doentes crônicos somente receberão a dose da vacina contra a gripe mediante apresentação de relatório médico. Os professores de escolas municipais e estaduais serão vacinados na Secretaria de Educação no dia 6 de maio, sábado. Profissionais da área de saúde serão vacinados nos seus respectivos locais de trabalho.

Segundo o Ministério da Saúde, está é a primeira vez os professores brasileiros são vacinados contra a influenza. Isso permitira que os profissionais que mantém contato com dezenas de alunos diariamente fiquem imunes ao vírus. A ação ocorrerá no âmbito do Programa Saúde na Escola, que prevê o acompanhamento e regularização das coberturas vacinais da população.

O objetivo do ministério é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. O ano de 2016 foi o primeiro em que este índice ultrapassou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal.

O horário de vacinação nos postos de Lavras acontece entre 8h e 10h45 e 13h e 16h30. O Dia D da campanha nacional contra a gripe será no dia 13 de maio, sábado.