Primavera, estação marcada por pancadas de chuva, começou hoje(22/9)

22 de setembro de 2017

Nesta sexta-feira (22/9), às 17h02, tem início a primavera, estação caracterizada, principalmente, pelas pancadas de chuvas que ocorrem nos fins de tarde e início das noites. Com a chegada do período, que marca a transição entre as estações seca e chuvosa do ano, a Cemig informa a previsão do tempo para as regiões de Minas Gerais. A primavera se encerra em 21 de dezembro, às 13h28, já no horário de verão.

Segundo Arthur Chaves de Paiva Neto, meteorologista da Cemig, a estação terá, inicialmente, a neutralidade do Oceano Pacífico. Em outubro, a previsão é de temperaturas acima da média nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Oeste, Triângulo, Noroeste e Norte de Minas, mantendo-se próximo à média nas demais regiões. A partir de novembro, no entanto, o fenômeno La Niña, que se forma no Pacífico, poderá provocar uma ligeira queda nas temperaturas em todo o estado, quando comparada à média histórica, com exceção da região Central.

Além disso, haverá o aumento gradativo dos níveis de umidade relativa do ar, o que, em consonância com o aumento das temperaturas após a passagem do inverno, provoca as chuvas características da estação. Contudo, Arthur Chaves destaca que as chuvas significativas só terão início a partir da segunda semana de outubro, enquanto as frentes frias que incidirão sobre o estado serão responsáveis mais pela ocorrência de rajadas de vento de intensidade moderada a forte e menos pelo volume de chuva.

Chuvas

Em outubro, as chuvas devem passar da média apenas nas regiões Sul de Minas e Mata, enquanto que ficarão próximo da média no Leste e região Central. Nas demais regiões, as chuvas previstas devem ficar abaixo da média.

Já em novembro, as chuvas ocorrem com maior frequência e volume em todo o estado, com exceção da região Central. Dezembro terá um panorama semelhante ao mês anterior, mas com um volume de chuvas maior e, possivelmente, acima da média, devido à ocorrência de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

* Agência Minas