Poços de Caldas sedia 19º Festival Música nas Montanhas

Clima ameno, montanhas, natureza exuberante, águas termais, culinária e comércio de alto padrão e uma agenda cultural apresentando grandes nomes da cena erudita nacional e internacional, totalmente gratuita. O convite para um janeiro especial é da 19ª edição do Festival Música nas Montanhas. Há quase duas décadas entre os mais relevantes encontros de música erudita da América Latina, o evento acontece de 11 a 20 de janeiro de 2018, em Poços de Caldas (MG),transformando a cidade ao sul de Minas, na capital brasileira da música clássica, com uma agenda de concertos de alto nível e uma grade de oficinas voltada a todos os instrumentos orquestrais e ao canto.

Para valorizar as vocações acadêmica e de acessibilidade, o Festival – que já tornou-se referência a dezenas de outros no Brasil – inova mais uma vez este ano oferecendo a estudantes de todas as regiões do país e do exterior, a imersão em 33 oficinas gratuitas, além da oferta de bolsas na ÈcoleNormale de Paris.

De acordo com a organização, o evento deve receber mais de 600 estudantes de diferentes regiões do País e do exterior, além da presença de músicos e professores da Europa, Estados Unidos e de toda a América Latina. Neste ano, o FMM apresenta, ainda, o 1º Encontro de Violoncelos, de 11 a 14 de janeiro. 

Em sua 19ª edição, o FMM traz nomes como o do consagrado violeiro Ivan Vilela, além de Gilberto Tinetti, Francisco Campos, Cármelo de los Santos, Elisa Fukuda, Marcelo Jafé, Aldo Mata, GuiglaKatsarava, Flávio Augusto, dentre outros grandes nomes do cenário nacional e internacional.

 

PROGRAMAÇÃO DE CONCERTOS

Ao todo, 25 concertos gratuitos integram a programação diurna e noturna, em quatro séries diferenciadas de espetáculos: A série ‘Concertos Noturnos’ apresenta, além das orquestras e Banda Sinfônica, formações vocais e instrumentais, com espetáculos às 20h30, no Teatro Municipal da Urca.

Dentro da série ‘Instituto Moreira Salles & Museu’ o festival abre espaço para a música de câmara, com programas e formações especiais. Os concertos acadêmicos apresentam o resultado do trabalho realizado nas oficinas pedagógicas e, por fim, através da Série de Concertos Especiais, o repertório erudito é levado a hospitais, asilos, igrejas e até mesmo à zona rural, em uma iniciativa de descentralização do acesso à música de qualidade.

 

PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA 

Além da agenda de espetáculos, uma relevante programação pedagógica atrai músicos de diversas regiões do Brasil, Europa, Estados Unidos e América Latina, ressaltando a oferta de bolsas internacionais, que enviou à renomada ÉcoleNormale de Musique de Paris diversos alunos premiados através do Festival. O FMM oferece cursos para todos os instrumentos que integram a orquestra sinfônica, banda sinfônica, canto, coro sinfônico, coro infantil, piano, violão, harpa, lançamentos de livros didáticos, além da agenda de espetáculos de alto nível.

Considerado um dos mais expressivos e importantes festivais do país, o Música nas Montanhas tem sido evidenciado pela mídia especializada, que demonstra sua relevância e potencial transformador, dada a vasta agenda gratuita e ideais de descentralização.

Com equipe de profissionais de qualidade e atuação dinâmica, conta com a assinatura artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, além de uma expressiva equipe de apoio, com nomes como o de Andréa Turato, Maria Inês Lobão, Flávia Granato, Rodrigo Pires, EldahDrumond, Nivaldo Divanny, Jesuane Salvador, Neide Zanetti e Silas Torriani.

 

PROGRAMAÇÃO

Promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e produção da PiuMosso, o Festival Música nas Montanhas é enquadrado nas leis de Incentivo à cultura de Minas Gerais e Rouanet e conta com o patrocínio dos grupos DME, Curimbaba e Togni S/A. A programação completa da 19ª edição do Festival Música nas Montanhas pode ser acessada no www.festivalmusicanasmontanhas.com.br

 

*Divulgação

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias