Lavras,
22/10/2014 04:54
11, abril 2009 - 0:00:00

Poços de Caldas: Hospital do Câncer vai ampliar 40% dos atendimentos

Jéssica Balbino/Jornal da Mantiqueira

A demanda de mais de 1,2 mil pessoas atendidas por mês na Unidade de Atendimento de Alta Complexidade (Unacon) e a falta de uma estrutura mais ampla para receber estes pacientes refletem a necessidade da construção de um novo espaço.

Por isso, o Governo do Estado liberou, na última terça-feira (7), o recurso de R$ 10 milhões para a construção de Centro de Atendimento Oncológico – Hospital do Câncer – que fará todo o atendimento ambulatorial e pode aumentar o número de pacientes para dois mil/mês.

A liberação da verba para a construção do Centro de Atendimento inclui uma ação política entre o deputado estadual Carlos Mosconi, a prefeitura, a Secretaria de Estado da Saúde, o hospital Santa Casa e o governador Aécio Neves.

O projeto de um novo prédio, que será construído próximo ao Hospital da Santa Casa, foi elaborado por alunos do curso de arquitetura da Pontifícia Universidade Católica (Puc) e deve ocupar uma área de aproximadamente 4 mil m².

De acordo com o coordenador do Unacon da Santa Casa, Romeu José Naccarato, no Centro funcionará tratamento para radioterapia, quimioterapia e atendimento ambulatorial, que inclui as consultas e os diagnósticos. Áreas para o setor administrativo e garagem também farão parte do novo prédio.

“Apesar de toda a crise financeira, o secretário de Estado da Saúde Marcos Pestana sentiu a necessidade deste hospital e cedeu o investimento, viabilizando a construção da obra. Conseguimos inclusive um convênio para a parte executiva do projeto, de forma a operacionalizar a obra”, afirma o médico.

Questionado sobre o prazo de execução da obra, o médico afirma que ainda não há nada definido, mas que o projeto já foi encaminhado para a Vigilância Sanitária Municipal e Estadual e que agora ficam faltando os projetos estruturais, a parte hidráulica, elétrica e similares para que a construção seja iniciada.

“O secretário de Estado sustentou que esta construção é uma prioridade na cidade, que atende cerca de 70 municípios circunvizinhos. Agora, o tempo de conclusão depende do fluxo do procedimento mas o mais importante foi conseguido, que é o compromisso de investimento”, destaca.

Unacon x Hospital do Câncer

Diferente do Unacon, que atende o serviço de alta complexidade, como cirurgias, nos pacientes com câncer, o Hospital do Câncer vem para dar melhores de condições de acolhimento aos usuários. “Hoje este serviço é precário, muitos pacientes têm que esperar do lado de fora, em filas, durante bastante tempo e a obra é importante para adequar a condição de atendimento aos pacientes, além do aumento na capacidade”, explica Naccarato.

Atualmente, houve um encolhimento no atendimento feito às cidades da região pois os municípios de Alfenas e Machado também passaram a integrar a microrregião e agora prestam atendimentos semelhantes. Porém, a verba destinada pelo Governo Estadual servirá apenas para a construção da parte física do prédio e a compra de equipamentos necessitará de uma nova fase de negociações.

Necessidade

O médico destaca ainda a necessidade de um novo espaço de atendimento aos pacientes e externa a vontade de ver Poços se transformar num centro referencial de atendimento oncológico no sul do Estado.

Para ele, as opiniões contrárias à construção do Centro de Atendimento, embasadas na necessidade de melhora em outros setores da Santa Casa, são absurdas. “Qualquer família que tenha um paciente com câncer entende esta necessidade e temos que aproveitar o interesse do Governo em melhorar a qualidade do atendimento e ter orgulho de ver o Estado pleitear uma entidade como esta. É óbvio que a Santa Casa precisa disso e muito mais, mas tenho que informar que os pacientes e familiares vão ficar muito satisfeitos com esta melhora”, defende.

Ele salienta ainda que não somente a Santa Casa atende os pacientes com câncer e faz o tratamento ser uma realidade, como destaca o trabalho feito pela Associação dos Voluntários Contra o Câncer (Avocc). “É importante frisar que a Avocc é um braço voluntário nesse tipo de serviço”, completa.