PM de Meio Ambiente recupera mais de 200 pássaros silvestres em Perdões

04/02/2018

 

Cerca de 256 pássaros silvestres foram encontrados  pela Polícia Militar de Meio Ambiente durante uma operação no Retiro dos Pimenta,  em Perdões.

Segundo a corporação, a ação policial foi resultado de denúncias de crimes ambientais cometidos por três homens do estado do Rio de Janeiro que estariam apanhando pássaros da espécie Trinca Ferro, para comercialização naquele estado.

Fotos: PM Divulgação

Os homens relataram que estavam há 2 meses na região com missão exclusiva de apanhar esses pássaros e assim  alimentar o comércio criminoso.

A intervenção policial culminou com a prisão de dois homens, apreensão de pequena porção de maconha, autos de infração totalizando mais de  R$ 645 mil,  soltura dos pássaros em seu habitat natural e a destruição das gaiolas e armadilhas.

O Tráfico de animais silvestres é uma maneira de comércio ilegal que infelizmente ainda cresce no mundo. Sendo  a terceira maior atividade ilícita, perdendo apenas para o tráfico de Drogas e de armas.

A quase totalidade dessas criaturas silvestres não sobrevivem aos processos de captura e de armazenamento para o transporte.

A pessoa que adquire um  animal silvestre , talvez não imagina que está alimentando a cadeia de um negócio ilegal e estruturado, pois resulta em crueldade e maus tratos contra os animais e extinção da biodiversidade.