Pescadores denunciam mortandade de peixes na Usina do Funil

Os pecadores que moram na comunidade do Funil denunciaram à Polícia Militar de Meio Ambiente de Lavras, a mortandade de peixes  no Rio Grande, próximo à jusante da Usina Hidrelétrica do Funil.

12499425_996170480471378_2034121921_o

Após as denúncias, os militares foram ao local realizar a  fiscalização, constatando a veracidade dos fatos. Segundo a PM, “a morte dos peixes  ocorreu entre os dias 07 e 08 de março(segunda e terça-feira), porém, não foi possível, ainda, estimar qual a quantidade de peixes que morreram.

Sistema de Transposição de Peixes – STP, conhecido como elevador
Sistema de Transposição de Peixes – STP, conhecido como elevador

Segundo os responsáveis pela Usina Hidrelétrica do Funil, a suspeita é que o fato ocorreu devido a um problema no Sistema de Transposição de Peixes – STP, conhecido como elevador. Os órgãos ambientais SUPRAM SUL e NEA – Núcleo de Emergência Ambiental, foram informados e acionados.

Serão elaborados laudos técnicos e periciais acerca do fato, bem como um relatório investigativo interno por parte dos responsáveis técnicos da Usina do Funil.  Após a avaliação da extensão do dano ambiental a Polícia Militar do Meio Ambiente, junto com os demais órgãos ambientais, aplicarão as medidas penais e administrativas pertinentes ao caso, divulgou em nota a PM de Meio ambiente.”

12776743_996170430471383_206144440_o

Para os pescadores a situação é revoltante e eles cobram punição aos responsáveis, conforme relata a presidente da Colônia de Pescadores, Sandra Mara Fonseca: “Se um pescador pega um dourado ele é preso e multado, mas daí morre esse tanto de peixe aqui na Usina, caminhões saem carregados de peixe morto e esperamos que algo seja feito. Esta não é a primeira vez que acontece, por isso  pedimos ao Ministério Público  e à Polícia Militar que tomem providências.”

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias